De acordo com o IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), as fraudes e desperdícios nos planos de saúde representam cerca de 15% de toda a despesa assistencial e todos são afetados pela má utilização, seja ela mal-intencionada ou não.

Antes de tudo, vamos entender o que é fraude. A prática se baseia na utilização de meios enganosos com a finalidade de burlar a lei ou um contrato, trazendo vantagens ilícitas a quem a comete e prejudicando terceiros.

Quando comprovada, a fraude pode trazer consequências que vão desde a exclusão imediata do beneficiário do plano de saúde até medidas extrajudiciais e judiciais.

Reafirmando o nosso compromisso com a saúde integral de nossos beneficiários, criamos este conteúdo para que você saiba tudo o que precisa para não cair em golpes ou praticar fraudes, e assim, garantir a manutenção do seu benefício.

Essa é uma forma de incentivar o uso consciente dos planos de saúde e garantir o bem-estar de todos(as).

Rede Referenciada: Obtenha um médico de confiança

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A SulAmérica possui uma ampla rede de cobertura de exames, consultas, terapias e procedimentos, e recomendamos que você dê preferência pela utilização de prestadores referenciados.

Assim você evitará ter o desembolso de pagar por um atendimento particular para posterior solicitação do reembolso.

Além disso, é muito importante que você tenha um médico de confiança, que conheça seu histórico de saúde e a quem você poderá recorrer quando surgir algum problema. Evite procurar um profissional diferente a cada nova consulta, porque isso pode trazer mais dúvidas e ainda gera gastos desnecessários.

Guarde seus exames e tenha um mini histórico clínico

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 Organize suas consultas e exames. Isso é muito útil para um diagnóstico mais assertivo ou para que seu médico consiga direcionar melhor o seu atendimento, além de evitar desperdícios com exames desnecessários.

Além disso, muitos exames possuem prazo de validade prolongado e não precisam ser repetidos. Sempre verifique com seu médico a real necessidade de realizá-los novamente.
Mas, caso precise, apresentamos o SulAmérica Lab IN, a coleta de exames que vai até você!

Por meio dele, é possível realizar exames laboratoriais (sangue, urina, fezes) no local de sua escolha. Quer saber mais? Clique aqui e verifique a disponibilidade do serviço na sua região.

Uso do pronto-socorro

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 Recomendamos o uso do pronto socorro somente em situações de urgência ou emergência, e se possível, consulte antes o seu médico de confiança. Isso porque, neste ambiente, você poderá se expor a diversas doenças e piorar a sua condição de saúde.

Você também pode realizar o seu atendimento diretamente do App SulAmérica Saúde, com médicos de plantão disponíveis 24h por dia. Fale com um clínico geral ou pediatra e esclareça suas dúvidas ou sintomas simples, diretamente do seu celular.

Quer saber mais? Clique aqui!

Consultas eletivas e retorno médico

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 Se você agendou uma consulta e por alguma razão não poderá comparecer, lembre-se de entrar em contato com o prestador e desmarcar. Assim, você estará agindo de maneira consciente e poderá ceder a oportunidade a outra pessoa que precisa do atendimento.

Também, atente-se ao período de retorno médico: procure realizar os exames solicitados o mais rápido possível para que você possa voltar ao prestador dentro do período proposto e não haja novas cobranças relativas a este atendimento.

Consulte regularmente o seu extrato de utilização

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Ao consultar seu extrato de utilização, você poderá acessar os serviços apresentados em seu nome e garantir a elegibilidade das cobranças emitidas pelos prestadores à SulAmérica.

Caso você identifique, por exemplo, a cobrança de um serviço que não foi realizado, você deverá entrar em contato pela Central de Serviços, e solicitar uma análise da cobrança.

Se a sua empresa adere ao modelo de coparticipação de despesas médicas, isto é, sempre que um serviço é utilizado, você arca com uma parcela daquela despesa, então a consulta regular ao extrato pode ser ainda mais positiva, já que você poderá contestar alguma inconsistência antes mesmo de receber o seu contracheque.

Para consultar o seu extrato de utilização, acesse o Portal Saúde Online ou baixe os nossos Aplicativos

Confira as guias médicas antes de assiná-las

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 Ao realizar exames, procedimentos ou ações médicas, estes estarão descritos no recibo que o prestador envia à SulAmérica ou no recibo para a solicitação de reembolso.

Para que não haja cobranças indevidas, aumento na sua coparticipação ou até mesmo no valor do seu benefício, sempre verifique quais procedimentos constam nesses documentos. E no caso de dúvidas sobre algum procedimento, questione o profissional e peça esclarecimentos.

Lembre-se: Nunca assine antecipadamente por atendimentos que serão realizados no futuro (por exemplo: sessões de fisioterapias). Assine somente a cada sessão realizada, pois isso poderá evitar que cobranças indevidas sejam emitidas para a SulAmérica.