Responsabilidade Socioambiental

A SulAmérica acredita ter um papel no desenvolvimento sustentável da sociedade em que está inserida, tanto dentro como fora de sua atuação empresarial. Desenvolvemos campanhas de doações direcionadas à comunidade, além de projetos sociais e ações que promovem a qualidade de vida e a conduta ética de nossos colaboradores, promovendo boas práticas junto a todos os nossos stakeholders.

Conheça algumas de nossas práticas:

 Investimento Social

A SulAmérica tem como foco de atuação para seu investimento social a promoção da saúde, o bem estar e a educação financeira. Apoiamos projetos e ações sociais localizadas nas cidades onde a companhia tem atuação direta, sempre de acordo com nossa Política de Investimentos e Doações de Interesse Social.

Desde 2009, já apoiamos mais de 30 projetos sociais, beneficiando quase 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, por intermédio de organizações da sociedade civil.
Confira aqui para conhecer os principais projetos apoiados pela SulAmérica.
Confira abaixo os resultados dos projetos sociais apoiados pela SulAmérica [SULA 68/GRI 201-1]


A partir de 2016 a SulAmérica passou a considerar o Dia da Cidadania e outras ações sociais como doação não-incentivada.


Clique aqui para visualizar as dúvidas mais frequentes. Para mais informações envie um e-mail para sustentabilidade@sulamerica.com.br.

 Gestão Ambiental

A SulAmérica assumiu voluntariamente compromissos que têm como princípios a preservação do meio ambiente por meio da gestão integrada dos impactos ambientais decorrentes das operações de seu negócio. Para cumprir esses compromissos, a companhia desenvolveu algumas iniciativas, aprovou em 2015 a Política Ambiental da Companhia e instituiu um Programa de Gestão Ambiental. Para ter acesso à Política Ambiental clique aqui.

A SulAmérica entende que o maior impacto das mudanças climáticas em seus negócios é decorrente de eventos climáticos extremos, principalmente na carteira de Massificados e Auto. A Companhia oferece em seus produtos coberturas específicas para riscos advindos de eventos climáticos extremos (por exemplo, vendaval, granizo e tornados, entre outros). Para mais detalhes sobre os impactos das mudanças climáticas, acesse o índice de indicadores. [SULA 121/GRI 201-2]

Veja a seguir as iniciativas de gestão ambiental da SulAmérica:

Inventário de Emissões de GEE

A SulAmérica publica o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa desde 2010 com o objetivo de medir sua pegada de emissões e definir uma estratégia de redução e compensação dessas emissões para os próximos anos. [SULA 122/GRI G4: 305-1, 305-1, SULA/GRI305-5]

Inventário de emissões 2013, 2014 e 2015
Inventário de emissões GEE 2012
Inventário de emissões GEE 2011
Inventário de emissões GEE 2010


A partir de novembro de 2015, o prédio da SulAmérica em São Paulo foi desativado reduzindo o consumo de gás natural e de diesel no Escopo 1. No Escopo 2, a redução de 43% deve-se a mudança no fator de emissão e a mudança para um prédio mais eficiente em São Paulo.  de emissão No escopo 3, a redução deve-se ao fato da exclusão da fonte "Inspeção - Riscos Industriais e Comerciais", uma vez que a carteira  de Grandes Riscos foi vendida. (GRI 305-5)

Consumo de Recursos [SULA 116/GRI 302-1 e 302-4, SULA 117/GRI 302-2, SULA 118/ GRI 303-1 e 303-3, SULA/GRI 306-2, SULA 119/GRI 303-1]

- Consumo consciente dos recursos naturais: A SulAmérica desenvolve campanhas para conscientizar seus colaboradores quanto ao consumo racional de recursos como energia elétrica, água e combustíveis fósseis. Em 2009 foram implantadas as primeiras ações e desde então, foram contabilizadas reduções significativas. Em 2016 o consumo de energia elétrica na Matriz e em Pinheiros teve redução de 24,3%, principalmente devido à mudança da sede de São Paulo para o Bairro de Pinheiros, O novo prédio foi desenvolvido de acordo com os mais avançados conceitos de construções sustentáveis, com área verde, equipamentos de baixo consumo de energia e bicicletário.

Além disso, a SulAmérica realiza diversas ações, como mudança de horário de desligamento e religamento das luzes, elevadores e sistema de ar condicionado no prédio da Matriz, assim como nas filiais, que contribuem diretamente para a economia de energia elétrica. [SULA 116/GRI 302-1 e 302-4, SULA 117/GRI 302-2, SULA 118 303-1 e 303-3]


(1) A unidade Morumbi foi desativada em novembro de 2015
(2)A unidade de Pinheiros foi inaugurada em novembro de 2015 e por isso tivemos um aumento expressivo do uso de energia elétrica comparado com o ano anterior.
(3) O aumento expressivo de consumo de diesel ocorreu devido ao uso intensivo do gerador no prédio de Pinheiros no ano de 2016 ocorreram inúmeras quedas de energia na região. 


(1) A SulAmérica não reportará as emissões de Resíduos Sólidos devido a impossibilidade de não conversão dessa emissão para Gigajoule. Esse valores podem ser encontrados no Inventário de Emissões de GHG do site GHG Protocol Brasil.
(2) A SulAmérica vendeu sua carteira de Grandes Riscos e, portanto, não será mais reportado no inventário "Inspeção - Riscos Industriais e Comerciais".
(3) Em fevereiro e março de 2016 o sistema do prestador Ticket sofreu uma alteração e não foi possível coletar estas informações.
(4) A categoria de transporte de empregados foi extinta, pois, com a alteração da mudança da sede para Pinheiros, a companhia não fornece mais ônibus.

 


(1)  Em 2014 o prédio do Morumbi sofreu manutenções nas tubulações, devido a vazamentos, fazendo reduzir o consumo de água utilizada no Poço Artesiano.
(2) A partir de novembro de 2015 a sede do Morumbi foi desativada e passamos a reportar a sede PInheiros, por isso a variação entre 2016 e 2015 é elevada.


- Iniciativas para redução de consumo de papel:
Desde 2009, a SulAmérica desenvolve iniciativas para reduzir o consumo de papel e a utilização de plástico para emissão de carteiras de identificação de segurados em suas operações e na cadeia de valor. Em 2016, 404 toneladas de papel foram reduzidas na cadeia de valor. Clique aqui para conhecer as iniciativas na cadeia de valor. [SULA 119/GRI 301-1]
Imprimir para quê?: O programa estimula os colaboradores a imprimir menos, incluindo a impressão frente e verso como padrão, impressão com chave de acesso e monitoramento das impressões por usuário. Em 2016, a companhia reduziu em 11% o número das suas impressões. [SULA 127/GRI 306-2, SUL]

Gestão de Resíduos

Desde 2004, a companhia adota a coleta seletiva em suas unidades de negócio, reduzindo os impactos diretos de sua operação. Na cadeia de valor, por meio de parcerias com fornecedores e prestadores, a SulAmérica estimula a correta gestão e destinação de resíduos derivados de suas operações. [SULA 127/GRI 306-2]


(1) A partir de novembro de 2015 a SulAmérica se mudou para o prédio em Pinheiros, por isso a variação é elevada comparada com o ano de 2016. (2) Em 2014, a SulAmérica não teve doação de mobiliários pois não teve nenhuma desapropriação de imóveis.
(3)  Até 2015, os sacos de lixos recolhidos na Matriz passaram a ser de 100 L, correspondendo o valor de 3,8125 kg. Essa mesma metodologia foi utilizada em São Paulo a partir de 2016.
(4) Em 2016, o fornecedor que recolhia o lixo na Matriz passou a adotar a medida de caçamba para reporte, utilizando a metodologia de 230kg/m³.
(5) Em 2016, não tivemos recolhimento de cabos de telefonia e TI, pois a coleta só é realizada em grandes quantidades.

 Ética e Transparência

Ao longo de sua trajetória, a SulAmérica vem estabelecendo uma relação de ética e transparência junto a seus clientes, colaboradores, corretores e parceiros de negócios. Por isso foram criados áreas e programas específicos com foco em assuntos relativos à ética e transparência que garantem a satisfação dos clientes com produtos e serviços adequados às suas demandas.

Veja abaixo algumas de nossas iniciativas:

Combate à fraude: A SulAmérica fortalece a cultura de prevenção a fraudes por meio de campanhas, treinamentos, eventos e workshops direcionados a clientes, corretores, parceiros, colaboradores e a sociedade em geral. Além disso, o canal “Compliance Escutando Você” estabelece um processo interno para denúncias anônimas. Clique aqui e acesse a página de combate à fraude.

Combate à corrupção e lavagem de dinheiro:
 Entendendo seu papel para contribuir com o combate à corrupção, lavagem de dinheiro e o compliance com as normas que regem estes assuntos, a SulAmérica desenvolveu um programa de treinamento obrigatório a todos os seus colaboradores e aprovou em 2014 sua Política Anti-corrupção. Ambos também seguem as diretrizes e princípios dos compromissos assumidos voluntariamente pela companhia nos últimos anos.
Em 2016, a SulAmérica recebeu o Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, da CNseg, na categoria Comunicação, com o case Plano de Comunicação de Combate à Corrupção. Isto reforça as diretrizes da Política Anticorrupção da Companhia junto aos nossos colaboradores, utilizando uma abordagem lúdica, simples e bem humorada.

Código de Conduta Ética:
Todos os colaboradores são responsáveis pela condução dos negócios da companhia dentro dos mais elevados padrões éticos. Para que sua conduta, comportamento e atitude estejam de acordo com a filosofia da empresa, a SulAmérica desenvolveu um Código de Conduta Ética que também é incorporado em todos os contratos de prestação de serviços. [SULA 157 / GRI 102-16]

Compliance:
O Programa Legal Compliance determina que todos os colaboradores ajam de acordo com o cumprimento das leis e políticas corporativas, por meio do estabelecimento de uma cultura sólida de controles internos, gerenciamento de riscos e práticas dos princípios éticos adotados pela empresa.

 Cidadania

A SulAmérica desenvolve várias campanhas de doação e ações sociais direcionadas à comunidade do entorno de seus principais prédios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de suas filiais.

Desde 2009, a SulAmérica já apoiou 385 organizações sociais, impactando mais de 101 mil pessoas e envolvendo mais de 10.800 voluntários. [SULA 167/GRI FS5]

Nosso maior destaque atualmente é o Dia da Cidadania SulAmérica, evento que ocorre uma vez ao ano perto dos principais prédios da companhia. Seu objetivo é prestar diversos serviços gratuitos para a população local, como o atendimento jurídico, nutricional, realização de exames de sangue, de vista, corte de cabelo, cadastramento de currículos, entre outras atividades. A ação é dividida em cinco grandes tendas com as dimensões do Programa Saúde Ativa SulAmérica: Social, Comunidade, Financeira, Propósito e Saúde Física. No ano de 2016, realizamos mais de 8.000 atendimentos, com a participação de mais de 300 voluntários.

Veja abaixo outras campanhas e ações sociais realizadas pela companhia: [SULA167/GRI FS5]

Ação dos Idosos: Em algumas unudades, os voluntários da SulAmérica realizam visitas a abrigos com o objetivo de oferecer apoio aos idosos. Além disso, os agentes de transformação levam doações de alimentos e itens de higiene pessoal, entre outras ações.

Campanha de Inverno: A campanha que engaja o maior número de colaboradores da SulAmérica arrecada agasalhos, cobertores, alimentos, itens de limpeza e higiene pessoal para abrigos e outras organizações sociais.

Dia das Crianças: Acontece anualmente nos meses de setembro e outubro em algumas unidades da companhia. O objetivo é coletar livros e brinquedos, novos ou usados, e doá-los a instituições do entorno das unidades.

Doação de Sangue: Iniciativa realizada pela SulAmérica desde 2003, com o objetivo de reforçar os estoques dos bancos de sangue de hemocentros, localizados nas diversas cidades onde a SulAmérica tem operações.

Natal Solidário: A SulAmérica realiza a Ação de Natal desde 2007 coletando brinquedos, roupas e livros para presentear as crianças de creches e instituições próximas à companhia.