Segurança Online
Entendemos que nossa missão de melhorar a vida das pessoas, dando apoio e segurança em cada momento e decisão, passa também pelo universo digital.
Acreditamos no papel fundamental da informação para que as pessoas façam as melhores escolhas nos ambientes online e assumam a proteção como uma postura padrão. Desta forma, podem ficar tranquilas e prontas para explorar tudo o que a tecnologia nos proporciona.
Confira abaixo algumas ideias para tornar sua vida digital mais segura:
- Cuidado com e-mails com ofertas surpreendentes e exageradas, pois podem estar camuflados com malwares (softwares ou códigos prejudiciais).
- Mantenha sistemas operacionais e softwares sempre atualizados, baixando direto do site do fabricante. Lembre-se que versões antigas estão mais vulneráveis a sofrer ataques cibernéticos.
- Mantenha senhas fortes e seguras. Faça uma mudança periódica das suas senhas e evite gravá-las em computadores onde há alta rotatividade de usuários.
- Não forneça as suas senhas para outra pessoa em hipótese alguma. Certifique-se de “deslogar” (fechar a sua sessão) ao acessar sites que requeiram o uso de senhas - use a opção de sair (logout).
- Não use a mesma senha para todos os serviços que acessa.
- Faça backup regular e correto dos seus arquivos. Manter sempre uma cópia atualizada de todos os seus dados é imprescindível e vai facilitar muita coisa caso você sofra um ataque.
Veja também os principais tipos de ataques cibernéticos efetuados por hackers:
DDoS Attack
Tem o objetivo principal de sobrecarregar as atividades do servidor, provocando lentidão no sistema e tornando os sites e acessos indisponíveis. Como muitos profissionais estão mais conectados por causa do isolamento social, este tipo de ataque, se for bem distribuído, pode passar despercebido pela segurança.
Port Scanning Attack
Este malware faz uma busca no servidor na tentativa de encontrar alguma vulnerabilidade, informando as portas (tipo de abertura) disponíveis no sistema. Caso consiga encontrar a brecha de segurança, rouba informações e dados a fim de danificar o sistema ou sequestrar os dados.
Ransomware
Muito difundido como “sequestro de dados”, o ransomware bloqueia o acesso a todos os arquivos do servidor atacado, e esse acesso só é liberado após o pagamento de uma quantia em dinheiro. Com uma maior vulnerabilidade de segurança das empresas, vinda da rápida e necessária migraço para o home office, o aumento desse tipo de ataque é evidente..
Cavalo de Troia
Popular na internet, este malware só funciona com “autorização” do usuário. De forma simples, o indivíduo executa algum anexo de e-mail de remetente suspeito ou desconhecido, ou, então, executa algum download suspeito, contendo o vírus camuflado. Existem inúmeros objetivos no ataque com Cavalo de Troia. Entre eles estão, roubar informações pessoais e interromper funções no computador.
Phishing
Geralmente realizado por e-mail, o Phishing é um ataque virtual no qual os hackers levam os usuários a revelarem informações sigilosas, incluindo senhas, dados bancários e CPF. O ataque normalmente é bem construído e leva o usuário a uma página idêntica à página verdadeira, de agência bancária, por exemplo. Como o nome sugere, os hackers “pescam” os dados dos usuários, lançando uma “isca” para enganá-los.
Ataques de Força Bruta
Esse ataque furta contas através de diversas tentativas de combinações de usuário e senha. Em posse dessas informações, o criminoso poderá enviar diversas mensagens de remetente conhecido do usuário com conteúdo como phishing e spam, solicitando depósitos, transferências, senhas de acesso e muitas outras informações delicadas.