Banco digital falso foi criado em esquema de reembolsos fraudulentos.
+Reembolso de planos de saúde era utilizado de forma fraudulenta para pagamentos
de procedimentos, com a utilização de um banco digital. – Folha de São Paulo
Veja a matéria na íntegra aqui.
Caso você receba ofertas desse tipo de prática fraudulenta, denuncie.
Fraudes geram prejuízos de mais de R$ 30 bilhões por ano.
+No Brasil, uma em cada quatro pessoas tem plano de saúde. E cada um desses beneficiários sente o impacto direto causado pelas fraudes, que afetam tanto o bolso das operadoras quanto o bolso dos clientes.
Devido ao sistema de mutualismo que estrutura os planos de saúde, uma pessoa que se aproveita das vantagens ilícitas das fraudes prejudica diretamente os demais beneficiários, afinal é o dinheiro de cada um que vai ajudar a custear o cuidado e o bem-estar de todos.
Conheça os principais tipos de fraudes
• Uso de dados pessoais de terceiros para pedidos de reembolso por procedimentos não realizados
• Empréstimo da carteirinha entre usuários de planos
• Fracionamento de recibos para obter reembolso mais alto
• Prestação de informações falsas na contratação do plano
• Falsificação do estado clínico do paciente
Saiba mais sobre como evitar e combater fraudes e ajudar a melhorar o acesso à saúde na reportagem que separamos para você.
Presenciou alguma fraude? Denuncie.
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O esquema consistia na criação de “clínicas fantasmas” em que os sócios fraudadores contratavam serviços das operadoras e, ao mesmo tempo, se passavam por beneficiários dos planos e depois simulavam atendimentos falsos nessas clínicas para solicitar o reembolso de procedimentos que nunca foram realizados.
Segundo o IESS -Instituto de Estudos da Saúde Suplementar, as fraudes no ano passado custaram aproximadamente R$ 34 bilhões às operadoras, lembrando que o cálculo do reajuste anual da mensalidade dos planos de saúde é feito com base no que foi gasto no ano anterior.
Conheça os principais tipos de fraudes
• Uso de dados pessoais de terceiros para pedidos de reembolso por procedimentos não realizados
• Empréstimo da carteirinha entre usuários de planos
• Fracionamento de recibos para obter reembolso mais alto
• Prestação de informações falsas na contratação do plano
• Falsificação do estado clínico do paciente
Saiba mais sobre como evitar e combater fraudes e ajudar a melhorar o acesso à saúde na reportagem que separamos para você.
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