Vírus da Influenza A (H1N1)
O Vírus da Influenza A (H1N1) é semelhante ao vírus da gripe comum. Ele é composto por segmentos de genes do vírus da gripe de porcos, aves e humanos.
É transmitida da mesma forma que a gripe comum através do contato interpessoal e inalação de gotículas provenientes da árvore respiratória e disseminadas através da tosse, espirro e secreções.
O Vírus A não é transmitido pela carne do porco e não há até o momento nenhum relato de contágio pela ingestão deste tipo de carne.
Os sintomas do Vírus A são, também parecidos com os sintomas da gripe comum. Os sintomas mais frequentes são febre alta, dor de cabeça, dor muscular generalizada, indisposição e mal estar associados à tosse e eliminação de secreção nasal.
Na presença desses sintomas e história de contato com outras pessoas em igual situação ou ainda que sejam provenientes de áreas comprovadamente afetadas pelo Vírus A, deverá ser procurado um médico para orientação e encaminhamento.
Não há um tratamento específico contra o Vírus A. Algumas medicações podem ser utilizadas para diminuir a duração da gripe e controlar os sintomas associados.
Para a proteção individual recomenda-se:
- Evitar contato com as pessoas que apresentem os sintomas relatados;
- Lavar as mãos com sabão e água corrente de forma frequente;
- Manter ou adotar os bons hábitos de saúde como sono adequado, boa alimentação e atividade física;
- Evitar locais com grande aglomeração de pessoas.
Para esclarecer outras dúvidas relacionadas ao Vírus A, o Doutor Mauricio Mustaro (CRM 63052), da equipe SulAmérica Saúde, está à disposição no Fórum Saúde.
Mais informações:
Disque Saúde: 0800611997
Ministério da Saúde
www.saude.gov.br
Organização Mundial da Saúde (em inglês)
http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html
Organização Pan-americana de Saúde (em espanhol)
http://new.paho.org/hq/index.php?lang=es