Tecnologia verde
O conceito de oficina verde é conhecido em todo o mundo e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Na SulAmérica, esse conceito tem sido aplicado desde 2009 de forma pioneira. Trata-se da implementação de um sistema que utiliza tinta à base d’água na reparação de veículos. Esse processo é resultado da parceria entre a seguradora, oficinas e a Glasurit, marca de tintas para repintura automotiva da BASF, que emite 90% menos solventes na atmosfera que as tintas tradicionais, além de melhorar substancialmente as condições de trabalho do profissional na reparação.
Para a implantação desse sistema as oficinas cadastradas nos Centros Automotivos de Super Atendimento (C.A.S.A. SulAmérica) recebem a visita dos representantes das duas companhias e passam por um processo de adequação ao novo modelo de pintura. Além disso, os profissionais das oficinas são capacitados para seguir procedimentos e métodos de utilização do material sem desperdícios ou danos ao meio ambiente. Hoje os clientes que visitarem os Centros Automotivos de Super Atendimento de Porto Alegre, Ribeirão Preto, Santo André, São Paulo (capital), Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro (capital), Recife, Brasília, Caxias do Sul e Sorocaba, Americana e São José dos Campos (interior de São Paulo) podem fazer os reparos nos veículos utilizando tinta à base d’água.
Os ganhos são para todos: para o cliente, que recebe o veículo reparado com qualidade e em menor tempo; para os funcionários das oficinas, que reduzem o contato com produtos tóxicos; para a seguradora, que mantém o cliente satisfeito, e para o meio ambiente, com a baixa emissão de poluentes na atmosfera.