SulAmérica Saúde avança no projeto de implementação da certificação digital
Mais de 4,6 milhões de papéis deixaram de ser impressos desde que a SulAmérica Saúde adotou, no início de 2009, a certificação digital para a troca de documentos e contas com prestadores médicos. A seguradora foi a primeira companhia do segmento a adotar essa tecnologia. Com a ferramenta, as transações eletrônicas estão protegidas por mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.
Após dois anos de projeto, a SulAmérica desenvolveu, em parceria com a Orizon, uma nova ferramenta que facilita a troca da informação com os profisisonais da área de saúde. A solução auxilia médicos, clínicas, hospitais e laboratórios na digitalização e transmissão eletrônica de documentos assinados digitalmente, permitindo a indexação de imagens e o envio direto à SulAmérica, agilizando assim o processo de prestação de contas e pagamentos.
Este sistema complementa o processo de certificação digital desenvolvido pela seguradora, beneficiando os prestadores de serviços médicos. Foram economizados mais de 21 toneladas de papel, o que significa dizer que a seguradora contribuiu para a redução da utilização de 1050 eucaliptos, 2100 mil litros de água e 105 mil kw/h de energia, matérias-primas utilizadas na produção de folhas de papel. Segundo a WWF-Brasil, ONG nacional dedicada à conservação da natureza, a produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia.