SulAmérica divulga estudo que traçou o perfil da saúde de segurados em diversos ramos de atividade
Recentemente, a SulAmérica divulgou um estudo que apresenta os hábitos relacionados a saúde de seus segurados. Trata-se do IV Estudo Saúde Ativa – Ramos de Atividade Econômica, que analisou mais de 40 mil segurados de 240 empresas, em 10 capitais brasileiras, e considerou algumas variáveis como estresse, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo. Os resultados da pesquisa estão divididos pela área de atuação do profissional, como transporte, comércio, comunicação, atividades financeiras e administrativas.
Por outro lado, a área de Transportes aparece na pior colocação do estudo, com posições negativas em oito indicadores, sendo o colesterol alto o fator mais agravante, constatado em 15% dos perfis analisados. Na área da Saúde, a preocupação dos profissionais em relação aos cuidados preventivos é a mais baixa em comparação com as demais áreas analisadas.
O boletim SulAmérica Saúde News conversou com o superintendente de Serviços Médicos da companhia, Gentil Alves, para saber mais sobre a pesquisa.
SulAmérica Saúde News - Qual a importância da SulAmérica realizar esse tipo de estudo?
Gentil Alves - Partimos do princípio de que é preciso conhecer o estilo de vida do segurado em sua totalidade bem como seu histórico familiar, para auxiliá-lo a melhorar seus hábitos de saúde. Para isso, coletamos dados e mapeamos os riscos, o que é feito por meio do preenchimento de questionários e exames clínicos.
Gentil Alves - Além de divulgar informações relevantes e precisas sobre o estado de saúde e bem-estar de nossos segurados, os resultados ainda nos permitem pensar em ações direcionadas a cada segmento estudado, permitindo o desenho de novos programas de Gestão de Saúde e o aprimoramento dos hoje existentes. Entendemos que nosso papel vai muito além de arcar com as despesas médicas. Temos que olhar atentamente para a prevenção de doenças e promoção do bem-estar. Para isso trabalhamos desde 2002 com o programa Saúde Ativa, cujo principal objetivo é estimular hábitos de vida mais saudáveis e, consequentemente, prevenir doenças e suas complicações.