Sedentarismo gera estresse e causa sérios danos à saúde
Estudo aponta que pessoas sedentárias tendem a ser mais estressadas e não possuem uma rotina saudável
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o sedentarismo é um dos maiores riscos de morte no mundo. Com base nisso a SulAmérica, por meio do programa Saúde Ativa, elaborou uma pesquisa em 2011 com 14.244colaboradores de diversas empresas distribuídas pelo país.
Os funcionários que participaram do estudo realizaram o preenchimento de um formulário avaliativo, no qual 8.969 colaboradores (63%) foram classificados como sedentários. A ausência ou a pouca atividade física foram as respostas que levaram a esse resultado. Desse grupo, 53% são homens (4.747) e 47% mulheres (4.222).
Segundo a OMS, fazer atividades físicas pode evitar o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), doenças do coração, diabetes, câncer de mama e depressão, além de manter o equilíbrio do peso.
As atividades físicas também são eficazes para o controle do estresse. De acordo com a pesquisa, as pessoas sedentárias possuem nível maior de estresse em relação àqueles que praticam exercícios físicos. A rotina turbulenta e acelerada é vista como principal causa deste fenômeno, pelo fato do cotidiano ser repleto de responsabilidades e cobranças.
Além disso, a correria é aliada a má alimentação. Muitas pessoas optam por comer lanches ou comidinhas “rápidas” e acabam consumindo alimentos com alto teor de gorduras (as famosas Junk foods), deixando de ingerir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras.
De acordo com a OMS, é recomendável uma vida ativa, com atividades físicas durantes 05 dias na semana. Os exercícios leves ou moderadoscomo caminhadas e natação devem ter duração de 30 minutos. Já as rigorosas, como corridas e futebol, o ideal é que sejam realizadas 3 dias na semana com duração de 20 minutos.
Uma vida saudável e ativa pode proporcionar melhor autoestima, maior resistência física, aumento de massa muscular e fortalecimento das articulações, entre outros benefícios. Por isso, opte por uma vida saudável e mais alegre, mas é importante que procure um médico para uma análise detalhada do seu condicionamento físico.