Por trás da validação prévia de procedimentos
Você sabe o que é uma VPP? A Validação Prévia de Procedimentos nada mais é do que o processo de autorização de determinados procedimentos médicos por parte do plano de saúde. Para isso, o segurado deve informar ao hospital, clínica ou laboratório qual o procedimento a ser realizado e este se encarregará de comunicar a operadora, aguardando a validação.
Esse processo simples exige uma estrutura qualificada. Para entender: quando o prestador envia a solicitação de autorização para realização de procedimento médico, a SulAmérica recebe essa solicitação e direciona para um profissional da área médica que atua internamente na companhia. Esse profissional irá analisar, solicitar mais informações, quando necessário, e dar um parecer.
O que poucos sabem é que para cada procedimento existe um especialista no assunto para avaliar. Por exemplo, no caso de autorizações para procedimentos cardiológicos, um médico cardiologista da equipe da SulAmérica irá analisar e validar a solicitação. Esses profissionais, além de trabalharem na seguradora, continuam exercendo a parte assistencial, mantendo-se atualizados do que acontece no mercado de saúde. Hoje são 56 colaboradores, entre médicos e enfermeiros, com especialização em cardiologia, eletrofisiologia, cirurgia geral, radioterapia, ginecologia, endoscopia, otorrinolaringologia, oftalmologia, geriatria, patologia, pneumologia e cirurgia vascular. Além disso, a seguradora possui uma equipe de profissionais especializados em ortopedia, oncologia e buco maxilo, para analisar as demandas específicas de cada área.
“Queremos melhorar cada vez mais o atendimento ao cliente. Cada etapa desse processo tem como finalidade oferecer um serviço qualificado ao paciente”, destaca a superintendente de Serviços Médicos da SulAmérica, Regina Mello, que completa: “Temos um compromisso com a ética. Diferentemente do que possa parecer, a VPP não é um entrave, mas um respaldo para que tudo ocorra bem para o cliente, o prestador o médico e a operadora”.
A SulAmérica recebe, mensalmente, cerca de 60 mil solicitações de autorização prévia que necessitam de análise técnica. “O volume é enorme e nosso retorno não leva mais do que algumas horas em grande parte das autorizações”, ressalta Regina.