Ouvidoria qualifica atendimento das operadoras de saúde
As empresas nacionais têm cada vez mais se estruturado para melhorar processos e atendimento aos clientes. A sociedade, por sua vez, busca constantemente se atualizar sobre seus direitos e está atenta as decisões que a impacta diretamente.
Neste cenário a Ouvidoria se destaca como um forte aliado do consumidor na busca pelos seus direitos e tem como função melhorar os processos internos das empresas, buscando a satisfação dos clientes. E a SulAmérica sabe disso. A seguradora criou em 2005 sua Ouvidoria, um canal de comunicação direto entre a seguradora e os segurados, com características de autonomia e imparcialidade. Possui como premissas a completa transparência das suas ações e a busca permanente da melhoria dos serviços oferecidos aos clientes.
Desde sua criação, a Ouvidoria já resolveu mais de 7.024 casos, sendo 42% revertidos totalmente a favor do cliente. Estes casos serviram de base para propostas de melhorias em processos internos e produtos.
Ter uma Ouvidoria na estrutura de uma operadora é considerada uma boa prática de gestão e administração, além de um indicador qualitativo, uma vez que se busca o aperfeiçoamento de processos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acredita nisso e realizou uma pesquisa junto às Ouvidorias das Operadoras de Planos de Saúde para identificar quais empresas possuem estruturas específicas para este atendimento e conhecer a realidade do mercado nesta área.
Em outubro deste ano a Agência divulgou os dados e anunciou também a criação de uma bonificação específica no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), do Programa de Qualificação das Operadoras, na dimensão de satisfação do beneficiário, para aquelas operadoras que tenham Ouvidorias em sua estrutura.