Meu plano cobre o quê?
Todo plano de saúde inclui uma relação de coberturas previstas em contrato. No caso do seguro saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também determina os procedimentos médicos que devem ser cobertos obrigatoriamente por todas as empresas que atuam no setor. O Rol de Procedimentos é revisto periodicamente e pode ser consultado no site da ANS e no SulAmérica Saúde Online.
Entretanto, é importante ficar atento a alguns procedimentos que não são pagos pelas operadoras de saúde, seja ele realizado pela rede referenciada ou por reembolso, como nos casos de procedimentos que não estão inclusos no Rol de Procedimentos da ANS e para aqueles considerados experimentais, ou seja, todo tratamento clínico ou cirúrgico que ainda não são registrados no País ou que sejam objeto de pesquisa. Os órgãos responsáveis pela regulamentação dos medicamentos e procedimentos no Brasil são, respectivamente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Essas e outras informações estão disponíveis no “Guia do uso consciente – fique de bem com o seu plano de saúde”, desenvolvido pela SulAmérica Saúde para tornar mais transparente a comunicação entre operadoras de saúde e usuários. O material contém dicas, sugestões e informações sobre planos de saúde. Acesse e confira.