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IPO, 5 Anos de conquista: Confira a entrevista com o Presidente

Entrevista ping-pong com Thomaz Cabral de Menezes sobre as perspectivas do mercado de seguros, impulsionadas pelo crescimento do País, a mobilidade social, os investimentos em infraestrutura e na exploração e produção de petróleo, além dos projetos governamentais, que poderão elevar a venda de seguros nos segmentos em que a SulAmérica atua.

A SulAmérica está comemorando cinco anos de sua abertura de capital. Na sua visão, como ocorreu o processo de transformação da empresa?
 
A SulAmérica sempre foi uma companhia pioneira e que tem em sua história a inovação como um grande destaque. Com 116 anos de história, tornou-se uma referência nos segmentos em que atua e uma das marcas mais fortes em seguros e previdência privada no mercado nacional. Quando a companhia resolveu repensar o seu modelo de gestão, decidiu captar recursos no mercado de capitais para investir no seu crescimento e aproveitar as oportunidades que a expansão econômica brasileira estava proporcionando. No dia 5 de outubro de 2007, a SulAmérica fez sua Oferta Pública Inicial de Ações, captando R$ 775 milhões e passando a integrar o Nível 2 de Governança Corporativa. Após isso, muitas foram as mudanças, tanto em relação aos nossos colaboradores quanto no nosso relacionamento com o mercado de capitais. Reforçamos ainda mais a transparência e consistência das informações que divulgamos, participamos ativamente dos eventos relacionados ao mercado de investimentos e incorporamos as melhores práticas de governança corporativa no nosso dia a dia e nas nossas atividades.
   
 
Você chegou à companhia com o objetivo de levar adiante a trajetória de crescimento. Como foi e está sendo este desafio?
 
Assumir a posição de liderança de uma empresa centenária, com uma marca forte no mercado brasileiro e com um grande potencial de crescimento, não é um desafio fácil. Faço uma metáfora com o capitão de um transatlântico que assume o timão em pleno alto-mar. A missão que me foi dada pelo Conselho de Administração é de manter a trajetória de crescimento da companhia, impulsionar as vendas dos nossos produtos e serviços, aprimorar os controles de custos, minimizar os riscos dos negócios e, acima de tudo, aproveitar ao máximo o ótimo momento de expansão do mercado segurador no Brasil e proporcionar aos nossos investidores e acionistas o retorno esperado.
Após dois anos e meio de gestão desta equipe vencedora, acredito que estamos no caminho certo, apresentando lucros recordes e crescentes nos últimos anos. Encerramos 2011 com R$ 448,1 milhões de lucro líquido e, no primeiro semestre de 2012, já crescemos 14,2% em prêmios, alcançando R$ 5,1 bilhões.
 
Estamos vivendo um momento de expansão econômica do País. Como esse cenário poderá impulsionar a venda de produtos de seguros no Brasil?
 
O mercado de seguros é um setor da economia que se beneficia diretamente do crescimento de setores ligados ao varejo e à infraestrutura. O aumento da renda e a maior oferta de crédito impulsionam o consumo da população, que passa a adquirir bens e serviços “seguráveis” como automóveis, imóveis, viagens, etc. Além disso, a redução da taxa de desemprego impulsiona a venda de produtos de seguro saúde, odontológico, seguro de vida e previdência privada. Aliados à expansão da economia, os investimentos em infraestrutura são pilares de sustentação do crescimento de segmentos como empresarial, transportes, cascos, entre outros.

O resultado disso é o crescimento que vemos nos últimos anos, com aumento de dois dígitos em prêmios nos últimos seis anos, cerca de 14% ao ano.  

Mesmo com esses fortes drivers de crescimento, a indústria de seguros ainda tem baixa penetração (3,1% do PIB) quando comparada aos países desenvolvidos (9% do PIB). No segmento de saúde, apenas 25% da população possui plano de saúde privado, somente 9% tem plano odontológico e, no segmento de automóveis, somente um terço da frota brasileira é segurada. Esses indicadores traduzem a perspectiva de crescimento para o mercado segurador nos próximos anos.


Em sua opinião, como a SulAmérica atuará dentro deste cenário de forte crescimento e baixa penetração? E onde a empresa tem expectativa de estar ao completar 10 anos de abertura de capital?

A SulAmérica é uma empresa centenária e que vem apresentando crescimento sólido nos últimos anos em todos os segmentos em que atua. Ao longo desses cinco anos desde a abertura de capital, a companhia honrou seu compromisso com os acionistas, dando o retorno esperado aos investimentos e distribuindo dividendos em linha com as melhores práticas de governança corporativa.

Atualmente, estamos alinhando o planejamento estratégico que irá definir o posicionamento da SulAmérica para o futuro, determinando os focos de atuação da empresa, inclusive revisitando o nosso modelo de atuação. Acredito que o aperfeiçoamento operacional e de gestão de pessoas e um foco ainda maior em rentabilidade nos permitirá transpor desafios, gerar ainda mais valor aos acionistas e ser a seguradora preferida de clientes e corretores.

Nos próximos anos, a companhia priorizará a ampliação da sua presença física em todas as regiões do Brasil e os investimentos, principalmente em processos, sistemas, produtos e serviços, a fim de capturar as oportunidades de crescimento do mercado brasileiro.

Esperamos comemorar os 10 anos de capital aberto com novidades e resultados ainda mais extraordinários.

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