Erika Fuga é a nova diretora de Sinistros Saúde da SulAmérica
A área de Operações, assumida pelo vice-presidente Marco Antunes, criou recentemente a diretoria de Sinistros Saúde. Para assumir o cargo, a companhia convidou a executiva Érika Fuga, experiente profissional, que está na companhia há 11 anos e com amplos conhecimentos no Sistema de Saúde Suplementar. A executiva é formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pós-graduada em Gestão e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral.
O boletim SulAmérica Saúde News conversou com a nova diretora para saber um pouco da sua trajetória, planos e expectativas na nova função.
SulAmérica Saúde News: Após 11 anos na SulAmérica, você pode nos contar um pouco de como desempenhou seu trabalho neste período, quais os principais projetos desenvolvidos e que resultados você pode observar?
Iniciei minha trajetória na SulAmérica na área de subsídios judiciais, uma oportunidade única. Nesta área, pude ter uma visão de praticamente todos os processos operacionais da área de Saúde e analisá-los de forma crítica, tanto para subsidiar defesas da companhia quanto para sugerir melhorias de processos que envolviam autorizações e análises técnicas de sinistro.
Alguns anos depois, passei pelas áreas de auditoria médica e de autorizações. Na primeira, desenvolvemos o sistema existente hoje para auditoria médica, que permitiu à empresa ser ainda mais cuidadosa em suas análises de sinistro, tanto internamente, quanto dentro dos principais hospitais e ambulatórios da rede referenciada.
Com este projeto, a área passou a contar com equipes próprias atuando dentro dos maiores hospitais da rede, com ferramentas apropriadas para que as informações trafeguem de forma ágil entre o prestador e a SulAmérica, gerando ganhos tanto do ponto de vista da qualidade assistencial, quanto do ponto de vista da gestão de custos médicos.
Já na área de autorizações, implantamos com sucesso um projeto para segmentar as análises técnicas, de forma a gerar uma maior customização de acordo com cada cliente. Também foi possível especializar as análises conforme sua complexidade técnica. Hoje, contamos com uma equipe de médicos e enfermeiros extremamente qualificada e especializada, com um processo automatizado de distribuição de casos por especialidade médica.
SulAmérica Saúde News: A diretoria foi recém-criada com a finalidade de manter a excelência do atendimento oferecido aos clientes. Como você encara a responsabilidade de manter esse atual status e aliar a gestão de sinistros à gestão integral de saúde?
Em primeiro lugar, temos a responsabilidade e desafio de manter a eficiência operacional já existente, com muita agilidade, automação e transparência.
Temos, hoje, nos processos de emissão, autorizações e liquidação de sinistro, altíssimos níveis de automação, que foram possíveis de serem atingidos graças ao investimento contínuo da empresa em ferramentas para a operação.
Uma novidade, que será implementada neste mês de setembro, é o MECSAS.Web, sistema Web que permitirá que corretores e empresas de todos os portes realizem seus processos de manutenção cadastral com agilidade, através de atualizações praticamente imediatas em nosso sistema.
Na área de autorização queremos seguir qualificando ainda mais nossas análises, tornando-as ainda mais ágeis e transparentes, divulgando aos clientes todas suas etapas e esclarecendo no detalhe, os motivos de eventual recusa contratual que possa ocorrer. Assim, disponibilizamos neste mês, através do nosso aplicativo Mobile, a nova funcionalidade de consulta à Validação Prévia de Procedimentos.
Além disto, estamos trabalhando para que toda nossa operação médica possa enxergar de forma adequada as condições de saúde (e de doença) de cada um dos nossos segurados. Assim, será possível direcioná-los aos nossos programas de prevenção, bem como, auxiliá-los na melhor decisão quanto à realização de uma cirurgia ou escolha de um prestador.
Estamos investindo muito e esse cuidado é constante.
SulAmérica Saúde News: Quais são os objetivos a curto prazo para a área? Já conseguiu implementar algum projeto?
Certamente é aprimorar ainda mais a qualidade de nossos processos. Esse é o ponto principal, tanto no curto quanto médio prazo. Estamos revendo nossos processos operacionais, pensando sempre na melhoria contínua do serviço prestado. Novos projetos, voltados para a liquidação de sinistro, estão em andamento e os resultados poderão ser observados em breve.