Envelhecimento saudável: é possível?
Não é de hoje que se discute a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios periódicos. Se para um jovem ou adulto esses fatores são essenciais, para um idoso o cuidado deve ser redobrado, pois é nesta faixa etária que os riscos a saúde aumentam e o indivíduo fica mais exposto.
A cada dia cresce a certeza dos efeitos preventivos dos exercícios físicos e de uma alimentação adequada em relação aos principais fatores de risco para as doenças comuns à segunda metade da vida. No entanto, observa-se um progressivo sedentarismo e um alto consumo de gordura e alimentos industrializados sendo incorporados aos hábitos e costumes do homem moderno.
Pessoas ativas diminuem a probabilidade de desenvolverem importantes doenças crônicas e melhoram os seus níveis de aptidão física e disposição mental. A atividade física para o idoso e população em geral ajuda no tratamento de doenças e melhora na qualidade de vida. De acordo com especialistas, idosos que possuem uma rotina ativa tem um risco menor de desenvolver doenças. Porém os benefícios vão além. Com a saúde em dia é possível prevenir o declínio cognitivo, controlar doenças crônicas, reduzir o nível de glicose, colesterol, manter a pressão arterial equilibrada, ganhar massa óssea, aumentar a flexibilidade e desenvolver aptidão física e mental.
Com intuito de contribuir parar um envelhecimento saudável, a SulAmérica desenvolveu o Idade Ativa, programa integrante do Saúde Ativa que leva aos clientes da seguradora iniciativas voltadas para a manutenção de hábitos saudáveis nesta população. Desde 2009, quando o programa foi criado, a SulAmérica oferece sem custo adicional aos segurados com idade superior a 65 anos e que possuem plano individual ou PME, ações que visam contribuir para o envelhecimento saudável, através da conscientização quanto aos cuidados necessários com a saúde, alimentação, atividade física, prevenção de doenças e acidentes domésticos. A iniciativa foi muito bem recebida em São Paulo, cidade onde o projeto teve início. Em 2011 foi apresentada aos segurados cariocas e este ano, o projeto está sendo implantado nas cidades de Salvador e Recife.
Todas as orientações são dadas por profissionais de saúde especializados na assistência ao idoso por meio de ligações telefônicas e visitas domiciliares. Frente aos riscos detectados pela equipe de saúde, é iniciada a orientação do segurado e seus familiares. São realizadas orientações quanto ao risco de queda, risco do domicilio, risco nutricional, suporte familiar, lazer, atividade física, função cognitiva, acompanhamento médico de rotina, saúde bucal, vacinação, dentre outros. Além disso, existe um call center 24h, com equipe de apoio para suporte no caso de atendimento de emergência, com redirecionamento para um serviço de saúde especializado quando necessário.