Certificação digital reduz uso de papel
Desde 2009, a SulAmérica iniciou o trabalho de certificação digital junto a seus prestadores médicos. O programa viabiliza clínicas, hospitais, médicos e laboratórios a digitalização e transmissão eletrônica de documentos assinados digitalmente. Esse processo, além de reduzir a impressão e circulação de papéis, trouxe uma redução considerável no custo da transação para os prestadores, que incluem o transporte, armazenamento, número de pessoas envolvidas e tempo de transação de documentos.
Desde o início do projeto, cerca de 32,5 milhões de papéis deixaram de ser impressos, o que corresponde a 149,3 toneladas, algo equivalente à redução aproximada de 8.816 eucaliptos, 14.694 mil litros de água e 735 (734,7) mil kw/h de energia, matérias primas para a produção de papel.
Esse projeto está fortemente alinhado à política de sustentabilidade da SulAmérica, no tema Responsabilidade com a Cadeia de Valor. O projeto traz benefícios econômicos e ambientais para ambos os lados, seguradora e prestadores.
Com essa alteração processual, a companhia seguradora constata que é possível inovar, trazendo benefícios para toda a cadeia de valores da empresa, com otimização dos processos, redução dos custos administrativos e de utilização consciente de recursos naturais, além de uma nova forma de engajamento com clientes e prestadores de serviço médico.