Cartão Nacional de Saúde: operadoras deverão informar à ANS em 2013
A partir de junho de 2013, todos os beneficiários de planos de saúde deverão ter uma numeração do Cartão Nacional de Saúde (CNS), um documento criado pelo Ministério da Saúde para utilização dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento é válido em todo território nacional e pode ser considerada uma “identidade de saúde”, pois com sua numeração, qualquer pessoa pode ser identificada no país.
A medida, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tem como objetivo estabelecer uma base única de dados de saúde, facilitando o acesso de profissionais autorizados ao histórico do paciente e beneficiando a gestão do sistema de saúde no país. O número do CNS possibilitará o registro em prontuários eletrônicos únicos, a serem utilizados tanto em serviços de saúde públicos como privados, e consultados por profissionais autorizados, sem que se percam informações importantes para o tratamento da pessoa.
Inicialmente a ANS gravará a numeração de CNS em seu sistema com os dados do beneficiário para, posteriormente, disponibilizar o número do cartão para as operadoras, afim de que essas informem aos seus clientes na própria “carteirinha” do plano. Esse fluxo será realizado até o primeiro semestre de 2013, e, a partir dessa data, a solicitação deverá ser feita obrigatoriamente pela operadora.