Autorizações automáticas
A Validação Prévia de Procedimentos, também conhecida como VPP, nada mais é do que a validação de determinados exames e procedimentos médicos por parte da operadora de saúde, que verifica a elegibilidade administrativa, técnica e contratual, de acordo com as Normas estabelecidas pelos Órgãos Reguladores. Essa validação é necessária para alguns exames, procedimentos médicos e internações.
Para que essa validação ocorra o segurado deve informar ao hospital, clínica ou laboratório qual o procedimento indicado pelo seu médico assistente e este se encarregará de comunicar a operadora e obter a validação prévia de procedimentos.
A SulAmérica disponibiliza diversos canais para atender seus prestadores, garantindo a agilidade no retorno da validação previa de procedimentos.
Para a validação de procedimentos de urgência e emergência a seguradora disponibiliza um canal telefônico exclusivo, através do qual são validadas as urgências com prazo máximo de 2 horas.
A companhia também desenvolveu, há alguns meses, o Validador Web. Essa ferramenta permite um retorno rápido ao prestador e ao segurado para exames diagnósticos, terapias, procedimentos ambulatoriais, internações e materiais.
Este canal, disponível via web, é pioneiro no setor e foi criado com a intenção de tornar a comunicação ainda mais segura e eficaz e o processo cada vez mais ágil, além de evitar envio desnecessário de papel/documentos. É também um importante aliado na redução na quantidade de ligações para a conclusão do processo.
Outra preocupação da companhia é com a liberação de materiais especiais. A SulAmérica é a única operadora de saúde que disponibiliza o canal via web para validação destes materiais.
É importante destacar que o prestador de serviços (hospital, laboratório ou clínica) é o responsável por enviar a solicitação de validação de procedimento à operadora de saúde e acompanhá-lo até a concessão da validação prévia.