Qualquer construção dos mais diversificados tipos de empreendimentos convive com os riscos existentes e imprevistos, que podem ser de menor ou maior grau. Portanto, o seguro de risco de engenharia é sinônimo de tranquilidade para os clientes, já que foi desenvolvido para garantir a proteção de obras das mais variadas naturezas.
Como trata-se de uma proteção para grandes iniciativas, em sua maioria, os corretores interessados em alavancar suas vendas com esse tipo de seguro precisam, não só se especializar, como conquistar a confiança e respeito do cliente. Neste mercado, acontecem muitas indicações que abrem portas para os profissionais atuarem também com outras empresas. De acordo o diretor do grupo Interbrok, Antenor Ambrosio, o segmento de risco de engenharia está cada vez mais promissor.
“O mercado de risco de engenharia está extremamente aquecido e competitivo. As seguradoras estão sendo cada vez mais agressivas na busca de investimentos”, afirma Ambrosio.
Sendo assim, é importante que os corretores que atuam neste seguro estejam sempre preocupados em adotar condutas como: entender claramente o pedido do cliente, compreendendo a obra que será cotada e conhecer o projeto, já que a seguradora poderá pedir informações na hora de analisar o pedido como o custo estimado do projeto, a descrição completa, incluindo plantas, cortes, esboços e especificações e ainda o local, fases da construção com datas previstas para a conclusão e duração do projeto total. Para o diretor, é fundamental que antes de avaliar os custos é necessário considerar a qualidade do seguro oferecido. Ele ainda ressalta a importância de manter o investimento protegido. “Sem seguro o empreendimento pode não valer à pena. Se o investidor se propõe a aplicar uma quantia alta em uma obra e não possuir uma proteção adequada, poderá correr riscos de danos e perdas graves e, assim, não usufruir de seu novo negócio”.
Para construir um relacionamento com as empresas construtoras é importante ainda participar de inspeções de risco e acompanhar a regulação de sinistros, quando ocorrem. Essa curiosidade e dedicação agrega valor no processo de formação e, consequentemente, trará benefícios para a atuação do corretor de seguros neste ramo.
A SulAmérica está integrada no ramo de seguros de riscos. Já segurou diversas obras intermediadas pelo grupo Interbrok, entre elas estão o Centro Tecnológico do Fundão, no Rio de Janeiro, Usina Hidrelétrica AHE Batalha, em Goiás, e Bosque Medical Center, no Rio de Janeiro. Na avaliação do especialista, a companhia vem sendo uma ótima parceira de trabalho, atuando de maneira eficaz e responsável. ”A SulAmérica sempre promove soluções aos riscos percebidos pela Interbrok, o que tem sido uma experiência ganhadora para ambos”, afirma Antenor.