Notícias SulAmérica
 
  Especialização em risco como um diferencial

Aprimorar os conhecimentos e tornar-se um especialista são fatores fundamentais para o corretor que optar por trabalhar com riscos de engenharia. Existem entidades que disponibilizam cursos voltados para a dinâmica deste setor, oferecendo conhecimentos técnicos e práticos ao corretor. A Escola Nacional de Seguros (Funenseg), por exemplo, oferece o curso de Formação de Inspetores de Riscos Médios, destinado aos profissionais de seguradoras, resseguradoras, empresas terceirizadas, corretores de seguros, grandes segurados e pessoas que desejam adquirir conhecimentos para iniciação de carreira e atuação na área de Inspeção de Riscos em ramos elementares, que acaba mais adiante esbarrando no seguro de Riscos de Engenharia.

Outra característica importante que este profissional precisa ter é o cuidado com o detalhe. Conhecer cada procedimento da contratação do seguro, suas etapas, processos e aceitação são fundamentais para que todos os documentos exigidos pela seguradora sejam entregues corretamente.

“Muitas vezes precisamos saber, por exemplo, se haverá demolição para uma nova construção, se serão usados explosivos, se existem prédios vizinhos ou casas próximas mais antigas que podem ser afetadas. São informações importantíssimas que em muitos casos não são citadas”, destaca o superintendente Técnico da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, Cesar Marques Cardoso.

No universo de riscos que está sujeita uma obra, a compensação deve ser sempre alvo da mais elevada análise quanto às possibilidades de ocorrência dos mesmos. Somente a partir desta detecção e mensuração desses fatores será possível determinar o programa de seguro de uma obra, uma precificação correta ao tipo de seguro solicitado e assim atender as expectativas da construtora em relação à proposta da seguradora.

 
Voltar