INTEGRAR, ENGAJAR E DEMONSTRAR
Organizamos nossa estratégia de sustentabilidade em cinco temas principais, diretamente ligados aos nossos negócios. Os temas buscam equilíbrio entre riscos e oportunidades nos impactos econômicos, sociais e ambientais e são pautados por três princípios: Integrar, Engajar e Demonstrar.
Serviços e Atendimento de Qualidade
+Estamos sempre abertos a conversar com nossos clientes e rede de parceiros de negócios. O diálogo constante nos ajuda a identificar as demandas e melhorar a experiência de todos com nossos produtos e serviços. Para isso, criamos diversos canais de atendimento, pesquisas de satisfação e ferramentas para clientes, corretores e prestadores de serviços. Conheça:
Na página Canais de Atendimento é possível encontrar informações sobre produtos e serviços, além de acessar diversos meios de contato com a SulAmérica, como chat online e telefone. Nossa Central de Atendimento recebe treinamentos regulares e, por isso, nossos colaboradores estão sempre em desenvolvimento.E tem atendimento até na palma da mão. Na página de aplicativos dá para conhecer e baixar os apps de Saúde, Odonto e Investimentos. Nossos parceiros corretores também contam com um portal online exclusivo, o Portal do Corretor, que facilita o acesso a informações e canais da seguradora.
Queremos saber o que cada um pensa sobre a nossa atuação, para poder sempre aprimorar os produtos e serviços que oferecemos. Realizamos pesquisas de qualidade e satisfação periodicamente com segurados, clientes, prestadores, corretores e analistas de investimentos. Usamos uma metodologia simples e fácil, chamada Net Promoter Score (NPS), que não só mede o grau de satisfação e lealdade de seus clientes, mas também retorna as avaliações para entender melhor cada observação.
Produtos e Serviços Inovadores
+A busca pelo equilíbrio da saúde física, emocional e financeira deve ser algo contínuo, onde convidamos o beneficiário a escolher diariamente o que fazer pela própria saúde, para nós, Saúde Integral. É a soma dessas oportunidades que permitirá a ele viver mais e melhor. Por de trás deste posicionamento, temos um forte propósito: melhorar a vida das pessoas. Nossa capacidade de gerar cada vez mais impacto positivo na sociedade está diretamente ligada a ambição deste propósito.
Com essa mentalidade, usamos tecnologias e soluções inovadoras que viabilizam processos e jornadas ágeis em nossas plataformas. Buscamos soluções que atendam não só as necessidades dos clientes e parceiros, mas também da sociedade como um todo.
Em 2019 demos início a um processo de mensuração de impacto na unidade de negócios de saúde. Este processo busca entender e futuramente quantificar como a estratégia de negócios contribui para soluções dos desafios da sociedade.
Em 2021 pretendemos expandir este estudo para as demais unidades de Negócio da Companhia.
Saúde
Por meio de um modelo com foco na Saúde Integral (física, emocional e financeira) para prover acesso à saúde e ter sustentabilidade financeira, a companhia se apoia no uso de tecnologias e soluções inovadoras que viabilizem processos e jornadas oportunas e ágeis em plataformas integradas de médicos, pacientes, hospitais, ambulatórios, programas de saúde e serviços de orientação para que o cuidado coordenado dos pacientes gere resultados cada vez mais positivos para todos.
E é justamente essa abordagem que possibilita a redução de custo para os clientes, ampliação do acesso à saúde de qualidade por meio de planos mais acessíveis e inclusivos e garantia do melhor desfecho clínico para os beneficiários.
Veja abaixo como a nossa forma de cuidar das pessoas gera impacto positivo:
Essa abordagem gera benefícios para as pessoas, para os estipulantes (empresas contratantes) e também para a companhia.
Conheça nossas melhores ideias:
SOS Prev
Em 2020, lançamos o SOS Prev, uma linha de crédito que pode socorrer aqueles que têm um plano de previdência ativo e precisam de ajuda financeira emergencial, sem interromper a disciplina de investimento no futuro.
Médico e psicólogo na tela para clientes de Vida e previdência individual
Saúde na Tela
Com o Saúde na Tela, você pode ser atendido por psicólogos, nutricionistas e muitos outros profissionais e médicos de mais de 50 especialidades sem sair de casa. Além de permitir que você receba prescrição de medicamentos, guia de exames, atestado ou encaminhamento para outras especialidades direto na tela.
Com comodidade, segurança, agilidade e a qualidade que você já conhece, a SulAmérica está sempre com você, mesmo a distância. Aí mesmo, no seu celular, computador ou tablet.
SulAmérica Total Impacto FIA
Lançado em 2019 pela SulAmérica Investimentos, trata-se de um fundo de investimento com ações que têm critérios socioambientais para a seleção de ativos e promove a doação de 100% da taxa de administração para uma organização de impacto social na Amazônia.
Reembolso Digital
Somos a primeira seguradora a oferecer o reembolso digital, um serviço que faz o processamento da solicitação de reembolso por reconhecimento digital de fotografias. O projeto, que começou em 2017 para um primeiro grupo de segurados, diminuiu o tempo médio do processamento de reembolso de 22 dias para 3 dias. Também já gerou uma redução de mais de mil impressões diárias.
Educaprevi
O plano de previdência SulAmérica Educaprevi foi feito especialmente para crianças e jovens, com uma linha completa de fundos de investimentos e benefícios exclusivos. O principal é a Assistência Escola Online, que tem uma série de serviços para ajudar nas atividades escolares, entre eles aulas online e conteúdos para revisão de matérias, acesso a banco de imagens, ferramentas para pesquisa educacional e tira-dúvidas. Conta ainda com a conversão da reserva para pagamento da universidade.
Seguro viagem em quatro passos
Além de garantir acesso aos requisitos de viagem para diversos países e proteção durante a estadia no exterior, o Seguro Viagem SulAmérica tem um hotsite exclusivo com informações e detalhes sobre planos, contratação em apenas quatro passos e layout responsivo, que funciona também no celular. A contratação online começa com a cotação, onde o segurado insere os dados da viagem e seleciona o plano desejado. Depois é só colocar as informações dos viajantes, do corretor e escolher a forma de pagamento.
Saúde Ativa
A materialização do compromisso da Companhia com o desenvolvimento sustentável é o alinhamento dos negócios aos desafios socioambientais ao transformamos nossa organização em um motor para promoção de benefícios para a sociedade. Nesse sentido, nossa unidade de negócio de saúde desempenha papel chave no alinhamento da companhia ao ODS 3.
Programa Saúde Ativa, um conjunto de iniciativas focadas na gestão integrada da saúde, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar. Este programa é direcionado tanto para segurados saudáveis quanto para casos mais complexos. Com ações de promoção à saúde, bem-estar, prevenção de doenças e seus agravos, ele auxilia as empresas a cuidarem do bem mais precioso que possuem: as pessoas. As iniciativas são implementadas de acordo com as necessidades do segurado e a maturidade da empresa em gestão de saúde e bem-estar, sejam em comportamentos que impactam na saúde e bem-estar ou em casos mais complexos, como pacientes oncológicos, gestantes de risco, patologias na coluna e articulações, entre outros. Tudo isso está alinhado à expertise do Saúde Ativa – uma referência no desenvolvimento e na implantação de estratégias sustentáveis em saúde.
Para acessar os principais resultados da nossa frente de gestão de saúde, por meio do programa saúde ativa, e a aderência ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 (OD3 – saúde e bem-estar) acesse o nosso Relatório anual.
Saiba mais das iniciativas no portal Saúde ativa.
Kit de boas-vindas digital
Quem contrata o seguro Saúde e Odonto recebe códigos de leitura (QR codes) com informações personalizadas e sem materiais impressos. O novo kit permite a utilização imediata do plano pelo segurado, que recebe endereços para download em smartphones, acesso a vídeos sobre os portais de serviços e manual de uso digital. A mudança reduziu o prazo de entrega dos kits de 20 dias para 10 dias e cortou a impressão de 9 milhões de páginas por ano.
Rede de Parceiros Responsável
+A diversidade e a quantidade de parcerias é o que faz a SulAmérica ter a grande capacidade de oferecer produtos para diferentes necessidades das pessoas. Nossos fornecedores, prestadores de serviços, corretores, equipes comerciais, áreas de marketing e clientes estão conectados por uma relação de confiança, ética e responsabilidade. Conheça nossas iniciativas com essa rede de parceiros:
Cláusula de sustentabilidade e responsabilidade Social
É a formalização de que nossos fornecedores estão alinhados com nossos valores e compromissos. A cláusula está em todos os novos contratos e já contempla 100% da rede referenciada de Saúde e dos negócios acima de R$ 5 milhões na área de Suprimentos.
Avaliação socioambiental de fornecedores
A companhia estimula seus fornecedores a adotarem um modelo de gestão ambiental e socialmente responsável. Para isso, durante o processo de compras e contratações, todos os potenciais fornecedores são submetidos a uma avaliação na qual são incluídos critérios de sustentabilidade. No caso de fornecedores com avaliação socioambiental abaixo da esperada, a companhia os orienta quanto à necessidade de evolução e os incentiva a adotar iniciativas alinhadas às melhores práticas.
Índice de qualidade no atendimento domiciliar (IQAD)
É uma ferramenta criada para avaliar os prestadores de Assistência Domiciliar em Saúde da SulAmérica. Os indicadores de qualidade, eficiência e eficácia, possibilitam a classificação dos atendimentos dessa rede e identificação dos melhores resultados aos pacientes, além de influenciar no reajuste anual aplicado aos contratos.
Gestão de casos complexos de saúde
É um programa que ajuda na recuperação de segurados que estão no hospital há mais de 10 dias. Para melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o conselho médico busca soluções para diminuir o tempo de internação e permitir que eles voltem para casa dentro de um prazo confortável. As pesquisas mostram que 99% dos participantes aprovam o programa.
Desenvolvimento de Pessoas
+Somos muitos e queremos crescer juntos. Colaboradores, clientes, corretores, prestadores de serviços e a sociedade como um todo são indispensáveis para fazer da SulAmérica o maior grupo segurador independente do Brasil. Cada um importa e por isso valorizamos, respeitamos e encorajamos o desenvolvimento das pessoas envolvidas em nossos negócios. Veja como fazemos isso dentro e fora da empresa:
Pesquisa de Engajameto
Todo ano, nossos colaboradores respondem a uma pesquisa sobre o nível de satisfação com a SulAmérica. Nosso objetivo é ouvir esses parceiros e entender como podemos melhorar nosso clima organizacional. Os resultados são divulgados internamente e nos ajudam a traçar planos de ação baseados em pontos fortes e oportunidades de mudança.
Treinamento e Desenvolvimento
A plataforma SulaAprende tem várias palestras, programas e treinamentos para nossos colaboradores. Investimos constantemente e de forma crescente em iniciativas de capacitação dos funcionários e, além disso, oferecemos descontos em cursos e eventos de formação fora da empresa.
Também acreditamos na importância de falar com nossos parceiros sobre conceitos ambientais, sociais e de governança. Por isso, além de inserir esta temática em diversos eventos e treinamentos feitos na companhia, criamos alguns treinamentos específicos sobre esses temas:
• Direitos Humanos: É um curso online que fala sobre direitos humanos e valores éticos no ambiente de trabalho.
• Legal Compliance: É um programa institucional obrigatório de combate e prevenção à corrupção, fraude e lavagem de dinheiro.
• Sustentabilidade: Também disponível na plataforma UniverSAS, o curso é voltado para equipes das áreas de investimentos, produtos, controle e Relação com Investidores (RI).
• Investimentos: São trabalhos desenvolvidos por uma consultoria especializada em metodologia de percepção de risco e identificação de oportunidades em governança.
Qualidade de Vida
Pensando no bem-estar dos nossos colaboradores, criamos um programa de qualidade de vida com diversas atividades. Conheça:
• Ambulatório In Company
Ambulatório de atenção primária na unidade de Pinheiros, com médico de família, ginecologista, nutricionista, médico do trabalho e enfermagem de atenção primária a saúde.
• Programa coluna in company
Programa de educação postural realizado em parceria com o Saúde Ativa. Tem duração de um ano, sendo três meses de sessões de fisioterapia in company e nove meses de orientações por meio do Portal da Postura.
• Projeto “Massoterapeutas”
Neste projeto, contamos com um grupo de massoterapeutas, todos com deficiência visual, que realizaram ações focadas na saúde dos colaboradores em diferentes localidades da Empresa. Eles atuaram inclusive durante o período de isolamento social, através de aulas de automassagem virtuais
• Ginástica laboral
É oferecida nas unidades de Call Center do Rio de Janeiro e de São Paulo. São exercícios, na modalidade quick massage, para melhorar a postura e a flexibilidade dos funcionários e também evitar lesões.
• Viver bem
Programa de assistência pessoal criado para proporcionar bem-estar, tranquilidade e segurança para o colaborador e a sua família. O serviço funciona 24 horas por dia e tem um canal direto de apoio pessoal especializado em diversas áreas, como psicologia, serviço social, fisioterapia e jurídico. Também oferece palestras para os funcionários sobre os temas mais pedidos.
• Atendimento nutricional
Programa de educação postural realizado em parceria com o Saúde Ativa. Tem duração de um ano, sendo três meses de sessões de fisioterapia in company e nove meses de orientações por meio do Portal da Postura.
• Gympass
A maior plataforma de atividades físicas do país é parceira da SulAmérica. Os colaboradores podem escolher entre inúmeras opções de atividades esportivas em uma vasta rede de academias no Brasil e no mundo.
• Orientando a gestante
O programa é realizado duas vezes por ano e oferece palestras e exercícios para futuras mães e futuros pais, com o objetivo de garantir a saúde da gestante e do bebê durante a gravidez.
• Doenças crônicas
Programa desenvolvido em parceria com o SulAmérica Saúde Ativa que dá orientações sobre a importância do acompanhamento médico contínuo, prática regular de exercícios físicos, uso correto dos medicamentos e orientação nutricional, além de oferecer suporte de emergência quando necessário.
• Vacinação contra a gripe
A SulAmérica faz todos os anos a campanha de vacinação contra a gripe para proteger seus colaboradores do vírus da gripe.
Educação Financeira e Uso Consciente do Seguro
+Incentivar a responsabilidade financeira é uma prioridade para nós. Investimos em iniciativas, produtos e serviços para ajudar nossos clientes e corretores a cuidar do seu capital. Isso também passa pela conscientização do uso adequado do seguro, que tem um papel social e econômico fundamental em nossa sociedade.
Educação Financeira
Assistência escola on-line
É um portal com atividades educativas para crianças e jovens, disponível para clientes do plano de previdência Educaprevi. A ferramenta oferece recursos como tira-dúvidas, testes virtuais e aulas online de todas as disciplinas da 5ª série do Ensino Fundamental até o vestibular. Mais de 12 mil pessoas acessaram o Escola Online desde 2010. Simulador de Previdência Criado para responder às dúvidas mais comuns sobre previdência privada, o portal traz informações sobre benefícios e vantagens do produto com uma linguagem simples e fácil. Qualquer pessoa pode acessar e usar o simulador.
Programa Saúde Financeira
Feito para o colaboradores da SulAmérica, o projeto explica os benefícios de, fazer um planejamento financeiro adequado.
Relatórios Econômicos
São diagnósticos por nossos especialistas, para clientes da SulAmérica Investimentos. Conta também com boletins especializados por tipo de fundo ou tema de interesse.
Campanha de Combate à Fraude
Nem todo mundo sabe, mas as fraudes fazem o preço do seguro aumentar. Isso porque os valores são definidos com base nos custos da seguradora, formados principalmente pelas indenizações pagas. Nossa campanha de combate à fraude ajuda a conscientizar segurados, prestadores de serviços, funcionários e corretores.
Uso Consciente do Seguro
Para o seguro funcionar da forma correta, cada um precisa fazer a sua parte: seguradora, segurado, corretores, parceiros e colaboradores.
Para explicar como funciona o mercado de seguros e por que é tão importante respeitar as regras de cada produto, criamos o Guia do Uso Consciente do Plano de Saúde, uma cartilha online com informações sobre como usar o plano, um glossário com termos técnicos usados por profissionais e empresas da área da saúde e outras orientações sobre processos, procedimentos e decisões do mercado.