Notícias

  • OK



Perfil da Saúde

atualizado em 25 de fevereiro de 2014

A SulAmérica divulgou em 2013 um estudo que apresenta os hábitos relacionados a saúde de seus segurados. Trata-se do IV Estudo Saúde Ativa – Ramos de Atividade Econômica, que analisou mais de 40 mil segurados de 240 empresas, em 10 capitais brasileiras, e considerou algumas variáveis como estresse, sedentarismo, consumo de álcool e tabagismo. Os resultados da pesquisa estão divididos pela área de atuação do profissional, como transporte, comércio, comunicação, atividades financeiras e administrativas.
O destaque positivo ficou para Indústria da Transformação, que não apresentou índices alarmantes em nenhuma das avaliações. Esse fator mostra a evolução das empresas do setor em promover segurança e conscientização ao funcionário no ambiente de trabalho, diferente de duas décadas atrás, quando a atividade apresentava índices elevados de acidentes.
Por outro lado, a área de Transportes aparece na pior colocação do estudo, com posições negativas em oito indicadores, sendo o Colesterol Alto o fator mais agravante, constatado em 15% dos perfis analisados. Na área da Saúde, a preocupação dos profissionais em relação a cuidados preventivos é a mais baixa em comparação com as demais áreas analisadas.
Já os índices de Sedentarismo alcançaram elevadas taxas em todos os Ramos de Atividade Econômica, entre 54,6% a 69,5%, o que indica que mais de 50% da população pesquisada não pratica exercícios ou o faz eventualmente, estatística 20% superior ao dado mundial. As incidências de sobrepeso e obesidade também estão muito presentes na vida dos segurados participantes, em especial na daqueles que seguem as carreiras de Transportes e Outros Serviços, com variação entre 50,3% e 63,7%, acima do percentual de 51 pontos estimado, no ano passado, pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre a pesquisa, Gentil Alves, superintendente de serviços médicos da companhia, responde:

SulAmérica  - Qual a importância da SulAmérica realizar esse tipo de estudo?

Gentil Alves - Partimos do princípio de que é preciso conhecer o estilo de vida do segurado em sua totalidade bem como seu histórico familiar, para auxiliá-lo a melhorar seus hábitos de saúde. Para isso, coletamos dados e mapeamos os riscos, o que é feito por meio do preenchimento de questionários e exames clínicos.
SulAmérica  - Como os segurados se beneficiam quando a SulAmérica faz esse tipo de análise?
Gentil Alves - Além de divulgar informações relevantes e precisas sobre o estado de saúde e bem estar de nossos segurados, os resultados ainda nos permitem pensar em ações direcionadas a cada segmento estudado, permitindo o desenho de novos programas de Gestão de Saúde e o aprimoramento dos hoje existentes. Entendemos que nosso papel vai muito além de arcar com as despesas médicas. Temos que olhar atentamente para a prevenção de doenças e promoção do bem estar. Para isso trabalhamos desde 2002 com o programa Saúde Ativa, cujo principal objetivo é estimular hábitos de vida mais saudáveis e, consequentemente, prevenir doenças e suas complicações.