Instruções e formulários

 
Envio da documentação:

A documentação deverá ser encaminhada por SEDEX para Caixa Postal 13.745, Rio de Janeiro/ RJ, CEP: 20210-972, com o envelope devidamente identificado com o nº do sinistro.

Indenização integral:
A recepção dos documentos poderá ser acompanhada através do site dos Correios.
- Após a recepção na Caixa Postal, o prazo para recolhimento, análise e posicionamento é de até  72 horas.
Dúvidas e/ou consultas sobre o andamento do processo
Acesse o site www.sulamerica.com.br/espacodocliente

Retirada de opcionais e acessórios:

Voce irá receber uma autorização padrão para eventual retirada de opcionais e/ou acessórios que não sejam de fábrica/série juntamente com a relação de documentos necessários para a indenização do seu sinistro. Caso haja necessidade de reenvio ou especificação de algum item não contemplado nesta autorização prévia, entre em contato através do chat :
Acesse o site www.sulamerica.com.br/espacodocliente

Como preencher o DUT/CRV:
Para DUT/CRV aberto em nome do segurado ou terceiro, o preenchimento no verso, fechando em nome da SulAmerica com os dados abaixo: 

Dados do comprador:
SUL AMÉRICA CIA NACIONAL DE SEGUROS
CNPJ: 33.041.062/0001-09
Endereço: Rua Beatriz Larragoiti Lucas, 121 - Cidade Nova, Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20.211-903

Confira abaixo modelo de DUT (Documento Único de Transferência) preenchido:





Observação: o valor é baseado na média de mercado para veículos de mesma marca-modelo, ano e características. Sobre o valor acima não estão contemplados possíveis deduções como: multas, taxas do Detran, IPVA entre outros. Deverá conter assinatura e reconhecimento de firma por autenticidade de ambos: comprador e vendedor no verso do DUT/CRV.

DUT/CRV fechado no verso em nome do segurado / terceiro:
O preenchimento da procuração por instrumento público deverá ser feito passando a propriedade do veículo para a SulAmérica. 

Formulário necessário para esse procedimento:
- Modelo de Procuração por Instrumento Público


DUT/CRV fechado no verso em nome do antigo proprietário do veículo:
Antigo proprietário faz procuração por instrumento público passando a propriedade do veículo para o segurado ou terceiro.  Este por sua vez faz um substabelecimento de procuração por instrumento público transferindo todos os poderes que lhe foram conferidos para a seguradora.

DUT/CRV aberto no verso em nome do antigo proprietário de veículo:
O antigo proprietário realiza o preenchimento no verso, fechando em nome da SulAmerica e apresenta o formulário de cessão de direitos autorizando a liberação da indenização em favor do proprietário atual.

Formulário necessário para esse procedimento:
- Termo de quitação – Indenização Integral (proprietário e beneficiário da indenização assinam o termo e autorizam o pagamento um para o outro)

Proprietário de Taxi:

No caso de sinistro de Indenização Integral por Danos, O DUT/CRV NÃO deverá ser preenchido. Em substituição a esse documento, deverá apresentar a certidão de baixa definitiva do veículo expedida pelo DETRAN. 

No caso de sinistro de Indenização Integral por Roubo/Furto, o cliente deverá verificar a necessidade de descaracterização da categoria aluguel junto ao órgão regulamentar do seu município de emplacamento antes de efetuar o preenchimento do DUT/CRV em favor da seguradora. 

Veículos com arrendamento mercantil (Leasing)

O Certificado de Propriedade do Veículo (DUT/CRV), deve ser encaminhado EM BRANCO para o Leasing, para que o mesmo possa providenciar a assinatura e envio à SulAmerica. Para maiores informações, veja o tópico de procedimentos para veículo com restrição financeira – arrendamento mercantil (leasing). Esta orientação se sobrepõe a orientação anterior nos casos de veículos taxi.

DUT/CRV ou Roubado/Furtado: 
Deverá constar no Boletim de Ocorrência Policial que o documento foi roubado/furtado. Caso não conste deve ser realizado aditamento ao B.O. 
Em substituição ao DUT / CRV, o cliente deverá apresentar procuração por instrumento público transferindo o veículo para a SulAmerica.

Formulário necessário para esse procedimento:
- Modelo de Procuração por Instrumento Público e declaração de extravio de DUT/CRV

DUT/CRV Extraviado: 
Em substituição a este documento, o cliente deverá apresentar procuração por instrumento público transferindo o veículo para a SulAmerica, declaração de extravio de DUT / CRV e a Certidão de propriedade do veículo obtido junto ao DETRAN.
Para os casos de veículos com arrendamento mercantil  (leasing), o segurado deverá entrar em contato com a instituição financeira para solicitar que o documento extraviado seja substituído por procuração por instrumento público.

Formulário necessário para esse procedimento:
- Declaração de extravio de DUT/CRV
- Modelo de Procuração por Instrumento Público

DUT/CRV Rasurado: 
O cliente deverá apresentar uma Procuração por Instrumento Público transferindo os poderes do veículo para a SulAmerica e o DUT/CRV rasurado.
Formulário necessário para esse procedimento:
- Modelo de Procuração por Instrumento Público

Veículo com restrição financeira – alienação fiduciária ou reserva de domínio:

Para o pagamento da indenização, o cliente deverá apresentar documentação que comprove os direitos de propriedade do cliente sobre o veículo sinistrado, livre e desembaraçado de qualquer ônus.

Opções oferecidas pelas instituições financeiras:
1) Quitação do débito total:
Se a opção do cliente for pela quitação do débito, a SulAmerica poderá antecipar parte da indenização, fazendo o pagamento diretamente à financeira através de boleto bancário, desde que o saldo devedor total seja inferior ao valor líquido da indenização do seguro.
2) Substituição de garantia:
Se a opção do cliente for pela substituição de garantia a mesma poderá ser realizada por meios próprios diretamente com o agente financeiro ou através do Instrumento Particular de Transação para substituição de garantia, onde o cliente autoriza a seguradora, após a baixa do gravame, a liberar a indenização diretamente à revenda/concessionária de aquisição do novo bem que será dado em garantia da dívida.
É importante que, durante a regulação do sinistro, o cliente mantenha o seu contrato de financiamento em dia, evitando problemas na negociação com o Agente financeiro.
Formulário necessário para esse procedimento:
- Instrumento Particular de Transação para substituição de garantia
Para a solicitação deste formulário deverá ser realizado contato com a CIA, através do chat, informando o CNPJ, razão social, endereço e dados bancários da empresa que estará sendo adquirido o novo veículo, para que possamos elaborar o termo de "Substituição de Garantia" e repassar já com o valor líquido a ser indenizado. Tal documento só terá validade se enviado pelo analista do processo.

 


Veículo com restrição financeira – arrendamento mercantil (leasing)

Contrato em aberto


O cliente deverá apresentar a Termo de quitação -  leasing, Termo de desistência da opção de compra e nos casos de roubo/furto.
Observação:  O DUT/CRV, deverá ser encaminhado em branco para o Leasing, para que o mesmo possa providenciar preenchimento e envio à SulAmérica.
O pagamento da indenização será realizada de acordo com o boleto apresentado pela instituição financeira.

Formulário necessário para esse procedimento:
- Termo de desistência da opção de compra

Contrato quitado com documento fechado em nome do cliente:

O cliente deverá apresentar os seguintes documentos:
- DUT/CRV fechado pelo Leasing em nome do cliente com reconhecimento de firma do representante do leasing (vendedor) e arrentadário (comprador)
- Recibo de Quitação do Leasing
- Cópia da Procuração do Leasing determinando os representantes com poderes para assinar o DUT/CRV
- Procuração por Instrumento Público do comprador passando os direitos de propriedade do veículo para a SulAmérica
- Termo de desistência, caso o comprador não seja o arrendatário
Formulário necessário para esse procedimento:
- Modelo de Procuração por Instrumento Público
- Termo de desistência da opção de compra

Contrato quitado com documento em aberto
O cliente deverá apresentar os seguintes documentos:
- Termo de desistência
- DUT/CRV, deverá ser encaminhado em branco para o Leasing, para que o mesmo possa providenciar ao preenchimento e envio à SulAmérica

Formulário necessário para esse procedimento:
- Termo de quitação - Leasing
- Termo de desistência da opção de compra


Quando a instituição financeira não emite boleto:
O cliente deverá entrar em contato via chat para maiores esclarecimentos.
Veículos roubados/furtados e recuperados/localizados antes da indenização
Se o veículo for recuperado antes do pagamento da indenização, independente da entrega de todos os documentos para liquidação do sinistro, é de responsabilidade do proprietário a liberação junto ao órgão responsável. Após a liberação, se o veículo não estiver em condições de rodagem e havendo contratado a garantia de Assistência 24 horas, o segurado deve entrar em contato com a Central de Serviços (Assistência 24 horas), para que o veículo seja recolhido a uma oficina para apuração da extensão dos danos causados durante o período em que esteve em poder de terceiros.
Observação:  Caso o veículo seja recuperado a SulAmérica deverá ser informada imediatamente através do chat.

Veículo em situação de inventário:
Apresentar o Alvará judicial ou formal de partilha ou escritura pública particular de partilha de bens em cartório (conforme Lei nº 11.441/2007 do Código Civil), juntamente com cópias dos documentos de identificação ( RG e CPF) dos beneficiários.

Veículo com envolvimento de vítima(s):
Apresentar cópia do prontuário de atendimento médico e cópia do laudo de necrópsia/exames complementares (se houver).

Veículo não emplacado:
Apresentar Nota Fiscal original (1ª via) e Procuração por Instrumento Público em favor da SulAmérica para análise de indenização como 0km.
Apresentar cópia da Nota Fiscal de saída da concessionária (0 km).
Nos casos de veículos 0km, ocorrendo sinistro de indenização integral, será baseado o valor médio do veículo referência 0km apurado na Tabela FIPE, aplicado o Fator de Ajuste, desde que sejam satisfeitas as seguintes condições: 
A indenização integral tenha ocorrido dentro do prazo de 90(noventa) dias contados a partir da data de saída do veículo com Nota Fiscal carimbada pela concessionária e trate-se do primeiro sinistro com o veículo segurado cuja garantia esteja em vigor. Caso seja contratada a Garantia Adicional Valor de Novo, a indenização com o valor de 0Km será válida pelo período de até 6 meses, conforme contratação indicada na apólice.