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SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO

Conheça aqui todas as informações necessárias para realizar solicitação de reembolso.

Orientações Gerais

O Reembolso Saúde SulAmérica tem como objetivo: ressarcir os segurados em relação às despesas médicas e/ou hospitalares, cobertas pelo seguro, efetuadas e comprovadamente pagas, a profissionais e/ou instituições na área de saúde (e que não fazem parte da Rede Referenciada).

Para saber os detalhes e quais documentos são necessários para iniciar a sua solicitação de reembolso, clique abaixo em “Documentos para Reembolso por Tipos de Serviço”.

O prazo máximo para apresentação da solicitação de reembolso é de 1 (um) ano para procedimentos realizados no Brasil e 2 (dois) anos para procedimentos realizados no exterior.

Documentos para Reembolso por Tipos de Serviços

As coberturas do seu seguro saúde são disponibilizadas de acordo com as situações contempladas no seu contrato. O cálculo do valor reembolsado também respeita as regras contratuais, não havendo obrigatoriedade para o ressarcimento das despesas.

Consulta Médica
a) Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica (Nota Fiscal emitida com CNPJ do prestador; geralmente trata-se de consulta realizada em clínica ou hospital):
Enviar Nota Fiscal original com CNPJ completo, adicionados dos dados abaixo mencionados no corpoda própria Nota Fiscal.
Nome completo do paciente atendido e CPF.
Data de realização da consulta médica.
Valor cobrado (numérico e extenso).
Nome completo do Médico.
CPF completo, CRM e especialidade do médico.
Endereço e telefone do local de atendimento.
Assinatura do profissional.
Discriminação do serviço realizado, descrição do diagnóstico ou código do CID.
 
b) Cobrança de Prestador Pessoa Física (Recibo ou Nota Fiscal emitido com CPF do prestador; geralmente trata-se de consulta realizada em consultório médico).
Enviar Recibo ou Nota Fiscal original, em formulário próprio do prestador de serviço ou em receituário contendo os dados acima descritos.

Para Consultas Psiquiátricas: além dos documentos acima, é necessário o envio do relatório do médico com diagnóstico e tratamento a ser realizado.

Consulta Médica somente coberta se realizada por profissional inscrito no CRM e especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

Exames Laboratoriais e Radiológicos
Pedido Médico onde devem constar:
Nome completo do paciente.
Data de emissão do documento.
Nome completo, endereço, telefone, e assinatura do médico solicitante.
Nome de cada exame e justificativa para respectiva solicitação.
Nota Fiscal original com Razão Social e CNPJ do estabelecimento contendo:
Nome completo do paciente e CPF.
Endereço completo e telefone do local de atendimento.
Valor total cobrado (numérico e extenso).
Data da realização dos exames.
Nome de cada exame realizado e respectivos valores unitários.
 
a) Exame de Imagem:
Deve constar a região examinada e, se for o caso, descrição dos materiais e medicamentos com valores unitários.
Exemplo: Raios-X; Tomografia Computadorizada; Ressonância Magnética, etc.
 
b) Exames Genéticos:
Enviar relatório médico acompanhado à conduta terapêutica, quadro clínico, histórico familiar, laudo dos exames realizados para o diagnóstico da doença, indicação de um geneticista clínico e a metodologia utilizada;

Enviar cópias dos Laudos dos exames realizados se houver. Caso a apresentação seja recibo de pessoa física, além dos dados acima, adicionalmente deverá ser informado o CPF do Prestador de Serviço.

Terapias I – Fisioterapias e Acupuntura
a) Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica
Enviar Nota Fiscal com razão social e CNPJ do estabelecimento, adicionados dos dados abaixo mencionados no corpo da própria nota fiscal.
Nome completo do paciente atendido e CPF.
Endereço completo e telefone do local de atendimento.
Datas, quantidades e valores individuais das sessões.
Nome completo do Prestador de Serviço, CPF e CREFITO ou CRM.
Assinatura do profissional que realizou a terapia.
Relatório Médico, datado e assinado onde devem constar:
Nome completo do paciente.
Diagnóstico, tempo de existência da doença e quadro clínico atual do paciente.
Descrição e Justificativa para a terapia indicada.
Planejamento terapêutico (quantidade de sessões programadas e período de tempo).
Laudo do exame de imagem realizado relacionado à patologia, se houver.
 
b) Cobrança de Prestador Pessoa Física
Enviar Recibo original em formulário próprio do prestador de serviços contendo os dados acima descritos.

A Fisioterapia só é coberta quando justificada e indicada por PROFISSIONAL MÉDICO registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM.

Acupuntura: Coberta quando realizada por profissional médico ou profissional habilitado para o procedimento na área da saúde.

Em caso de tratamento contínuo da terapia, o RELATÓRIO MÉDICO DEVE SER ATUALIZADO APÓS 04 (quatro) MESES da data da emissão.

Terapias II – Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicoterapia, Nutrição e Fototerapia
a) Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica
Enviar Nota Fiscal com razão social e CNPJ do estabelecimento, adicionados dos dados abaixo mencionados no corpo da própria nota fiscal.
Nome completo do paciente atendido e CPF.
Endereço completo e telefone do local de atendimento.
Datas, quantidades e valores individuais das sessões.
Nome completo do Prestador de Serviço, CPF e número de inscrição no respectivo Conselho Regional, CRP/CRM, CRFa, CRN.
Assinatura do profissional que realizou a terapia.
Pedido Médico com indicação para o tratamento com o terapeuta, datado e assinado onde devem constar:
Nome completo do paciente.
Diagnóstico e quadro clínico atual do paciente.
Descrição e Justificativa para a terapia indicada.
 
b) Cobrança de Prestador Pessoa Física,
Enviar Recibo original em formulário próprio do prestador de serviços contendo os dados acima descritos.

Atendimento com Nutricionista, faz-se necessário enviar prescrição médica com indicação para acompanhamento nutricional.

Tratamento com Fototerapia, faz-se necessário relatório médico com diagnóstico e justificativa para a terapia indicada.

Quimioterapia, Radiologia, Diálise e Hemodiálise
Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica - Enviar Nota Fiscal original com razão social e CNPJ do estabelecimento, contendo:
Nome Completo do paciente atendido e CPF.
Endereço completo e telefone do local de atendimento.
Data do atendimento e/ou período de internação.
Fatura com descrição das despesas hospitalares e serviços complementares com valores individuais.
Descrição dos materiais e medicamentos utilizados com os respectivos valores e quantidades individuais.
Datas e quantidades de sessões realizadas.
 

Além dos dados acima, enviar:

a) Para sessões de Quimioterapia
Relatório Médico, datado e assinado onde devem constar:
Nome completo do paciente, diagnóstico da doença e quadro clínico atual do paciente;
Cópia do laudo da biópsia (anatomopatológico);
Estadiamento com cópia de exames pertinentes;
Plano de tratamento;
Esquemas quimioterápicos previamente utilizados.
 
b) Para sessões de Diálise e Hemodiálise
Relatório Médico, datado, assinado e carimbado onde devem constar:
Nome completo do paciente, diagnóstico da doença e justificativa para o tratamento realizado.
Cópia da Ficha de controle assinada pelo paciente ou responsável.
Laudos de exames que subsidiaram o diagnóstico.
 
c) Para sessões de Radioterapia
Relatório Médico, datado, assinado e carimbado onde devem constar:
Nome completo do paciente, diagnóstico da doença e quadro clínico atual do paciente e técnica utilizada.
Cópia do laudo da biópsia (anatomopatológico).
Cópia da ficha técnica.
Internações – Despesas Hospitalares
Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica - Enviar Nota Fiscal original com razão social e CNPJ do estabelecimento, contendo:
Nome Completo do paciente atendido e CPF.
Valor cobrado (numérico e extenso).
Data do atendimento e/ou período de internação.
Fatura com discriminação das despesas hospitalares e serviços complementares com quantidade e valores individuais.
Descrição dos materiais e medicamentos utilizados com os respectivos valores e quantidades individuais.
Materiais especiais, órteses e próteses: Informar marca, modelo e fabricante e registro ANVISA.
Banco de Sangue: enviar etiquetas com número das bolsas de hemocomponentes transfundidos com prescrição médica e evolução medica e de enfermagem.
Cópia do laudo de exame, inclusive biópsia e anatomopatológico (se houver).
 
Relatório Médico, datado, assinado e carimbado onde devem constar:
Nome completo do Paciente.
Diagnóstico.
Tempo de evolução da doença.
Tratamento realizado.
Data da cirurgia, período de internação.
Justificativa para internação.
Cópia da transcrição cirúrgica.
Cópia do Prontuário Médico, evoluções médicas diárias com a identificação do medico solicitante.
Laudos dos exames que subsidiaram o diagnóstico.
 

Partos: enviar cópia da certidão de nascimento do recém nascido.

Parto cesárea: enviar partograma ou relatório médico acompanhado do "Termo de Consentimento Livre", assinado pela beneficiária.

Laqueadura e Vasectomia: obrigatório enviar o “Termo de Esterilização Voluntária”.

Honorários Médicos – Cirurgias e Visitas Médicas
Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica – Enviar Nota Fiscal com razão social e CNPJ do Prestador de serviço contendo:
Informação individualizada dos profissionais que atuaram na cirurgia.
Detalhamento da posição cirúrgica (Cirurgião Principal, 1° Auxiliar, Anestesista, Instrumentador).
Nome Completo do paciente atendido e CPF.
Data de realização do procedimento.
Valor cobrado (numérico e extenso)
Nome do Prestador e endereço completo e telefone do local de atendimento.
CRM e Especialidade do médico.
Assinatura do profissional.
Cópia dos laudos de exames que subsidiaram o diagnóstico.
Cópia do laudo da biópsia (anatomopatológico), colangiografia intraoperatória, polissonografias, se houverem.
Cópia da transcrição cirúrgica.
Ficha anestésica.
 
Relatório médico datado e assinado onde devem constar:
Nome do Paciente;
Diagnóstico;
Etiologia (causa da doença);
Tempo de evolução da doença;
Tratamento realizado;
Data da cirurgia, período de internação e local de internação;
No caso de atendimento clínico, devem ser informados a especialidade do Prestador, a quantidade e as datas das visitas cobradas, bom como a cópia das evoluções médicas diárias.
 

Partos: enviar cópia da certidão de nascimento do recém nascido;

Parto cesárea: enviar partograma ou relatório médico acompanhado do "Termo de Consentimento Livre", assinado pela beneficiária;

Laqueadura e Vasectomia: obrigatório enviar o “Termo de Esterilização Voluntária”.

 

Prestador Pessoa Física (CPF) deverá efetuar cobrança somente referente aos seus próprios honorários prestados, não sendo passível cobrança para demais membros da equipe. Cada profissional deverá emitir a cobrança individualizada referente aos seus honorários.

No caso de participação de mais de um profissional no ato cirúrgico ou realização simultânea de procedimentos distintos por duas equipes cirúrgicas, você deve entregar todos os recibos em um mesmo momento em uma única solicitação de reembolso.

Despesas no Exterior

O reembolso das despesas médico hospitalares realizadas no exterior respeitará as mesmas condições estabelecidas para as despesas realizadas no Brasil.

A documentação necessária para analise, deve ser enviada de acordo com o tipo de serviço realizado e será efetuado em moeda corrente nacional. Para conversão é utilizada a taxa de cambio oficial conforme estipulado nas condições gerais do produto/plano contratado.

Remoção Terrestre
Cobrança de Prestador Pessoa Jurídica - Enviar Nota Fiscal original com razão social e CNPJ do estabelecimento, contendo:
Nome Completo do paciente atendido e CPF;
Valor cobrado (numérico e extenso);
Nome do Prestador e endereço completo e telefone do local de atendimento;
Total de quilômetros percorridos;
Local e data da partida e destino;
Especificar qual o tipo de ambulância (UTI ou simples);
 
Relatório Médico datado e assinado onde devem constar:
Nome do paciente, diagnóstico e justificativa para remoção.
 

As solicitações de reembolso para Remoções Terrestres estão sujeitas à análise técnica/médica. Para esta análise se faz necessário enviar relatório médico, justificando a necessidade de utilização do serviço, conforme as condições gerais do produto/plano contratado.

Como Solicitar

Pelo Correio

1 Acesse o site www.sulamerica.com.br/saudeonline.
2 Insira seu código de identificação e senha de acesso.
3 Acesse o Menu Reembolso e, em seguida, clique em Solicitação e siga as orientações do site.
4 Ao finalizar a solicitação, imprima o protocolo com o número da Solicitação de Reembolso (SR).
5 Junte o protocolo à documentação física original e encaminhe pelos correios ao endereço abaixo:

Caixa Postal: 11284
CEP: 05422 970
São Paulo – SP

O prazo para entregar a documentação após gerar a Solicitação de Reembolso pelo site é de 30 dias, caso contrário, o número da Solicitação de Reembolso será automaticamente cancelada.

Pessoalmente - Terminal de auto atendimento

1 Encontre o endereço mais próximo em www.sulamerica.com.br. Clique no ícone do Fale Com a Gente, em seguida, Unidades e escolha o Estado e Cidade desejada.
2 Leve os documentos na Unidade de Atendimento SulAmérica mais próxima e dê a entrada da Solicitação de Reembolso pelo Terminal de Auto Atendimento.
3 Siga as instruções do Terminal de Auto Atendimento e deposite o envelope com os documentos necessários (Conforme Check List para cada Tipo de Reembolso).
4 Ao finalizar, guarde o protocolo da Solicitação de Reembolso. Com ele poderá consultar o status do seu reembolso no site.

Antes de enviar todos os documentos originais com a Solicitação de Reembolso, tire cópias e guarde com você para Declaração do Imposto de Renda.

Para qualquer Solicitação de Reembolso, é obrigatório conter anexada a documentação, a cópia do Cartão de Identificação ou o número de identificação da carteirinha com o número do CPF do titular do plano.

Documentos Não Aceitos

Independente do procedimento realizado pelo Beneficiário, para o efetivo reembolso, NÃO serão aceitos como documentos comprobatórios da prestação de serviço:

Recibos de Pagamento de Autônomos (RPA)
Recibos Provisórios de Serviço (RPS)
Recibos temporários (em forma de caução), nota de débito ou duplicatas

Reapresentação do Reembolso

Em caso do recebimento de devolução de reembolso solicitando informações complementares para análise, quando das exigências cumpridas, deve reapresentar a documentação recebida abrindo uma nova Solicitação de Reembolso.

1 Reúna a documentação solicitada.
2 Abra uma nova Solicitação de Reembolso seguindo as etapas descritas no item “como solicitar”.
3 Especifique tratar-se de reapresentação e informe o número da solicitação anterior.

Prazo Para Análise do Reembolso

O prazo para a análise do reembolso é de 30 (trinta) dias, contados a partir do recebimento pela Seguradora. Importante que a documentação esteja completa e original, conforme relação de documentos e de acordo com o procedimento realizado.
Para o devido pagamento do reembolso, mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados:

1 Acesse o site www.sulamerica.com.br/saudeonline.
2 Insira seu código de identificação e senha de acesso.
3 Acesse o Menu Meu Plano e atualize seus dados cadastrais.

Você Sabia?

Os valores a serem reembolsados não tem qualquer vínculo com os preços negociados pelo segurado diretamente com os médicos ou instituições médicas não pertencentes a rede referenciada, não havendo obrigatoriedade contratual de reembolso integral.

Caracteriza-se como fraude no processo de Solicitação de Reembolso, o envio em duplicidade (ou de forma parcelada) recibos referentes ao mesmo atendimento, com o intuito de aumentar o valor do Reembolso.

Você sabia que transações bancárias, tais como crédito de Reembolso em conta corrente por meio eletrônico, são mais seguras? A SulAmerica, preocupada com a sua comodidade e segurança, recomenda que você mantenha seus dados cadastrais/conta corrente sempre atualizados.

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