Desenvolvimento do Capital Humano

O capital humano é um ativo importante para as empresas de serviços como a SulAmérica e, por isso a companhia investe constantemente no desenvolvimento de pessoas dentro e fora da empresa. Abaixo estão algumas das iniciativas de desenvolvimento do capital humano.

Clima organizacional

Para avaliar o nível de satisfação dos colaboradores, a SulAmérica realiza anualmente uma pesquisa de engajamento. Os resultados são amplamente divulgados e os planos de ação são definidos para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Em 2016, 5.203 colaboradores, representando 91% do total, responderam à pesquisa de clima organizacional, alcançando um índice de favorabilidade de 76%.
 

Além disso, a pesquisa mediu o engajamento interna em relação ao tema Sustentabilidade, elevando em 3% seu índice se comparado ao ano anterior, de 86% para 89%. Este resultado é decorrente de uma iniciativa estratégica que envolveu nossos colaboradores para disseminar o tema e discutir de forma assertiva como as pessoas e áreas da companhia poderiam contribuir.  

 Treinamento

A SulAmérica realiza diversos programas para aprimorar competências e habilidades e desenvolver a capacidade de seus colaboradores. Em 2016, a companhia investiu mais de R$6,6 milhões em treinamentos desenvolvidos internamente, palestras, subsídios à participação em cursos e eventos de formação externa, entre outras formas de desenvolvimento profissional e de carreira. Foram mais de 33 mil participações de colaboradores nos treinamentos oferecidos pela Universidade Corporativa da SulAmérica – Universas, com uma média de 11,1 horas de treinamento por colaborador. [SULA 90/GRI 404-1]


Nota 1: Considerar apenas os cursos oferecidos em catálogo em dezembro.
Nota 2: No número de participações, é contabilizado o número de cursos concluídos, o que inclui repetições no caso de um mesmo funcionário ter realizado mais de um curso.
Nota 3: Em 2014, o número não considera os funcionários desligados.
Nota 4: Os números não consideram os estagiários. 


Nota 1: No número de participações, é contabilizado o número de cursos concluídos, o que inclui repetições no caso de um mesmo funcionário ter realizado mais de um curso.
Nota 2: São considerados apenas os cursos e a carga horária realizada pelos funcionários ativos no Dez/2014.
Nota 3: É considerado o cargo do funcionário no mês do reporte e não o que ele ocupava na data da realizaçãodo curso. A SulAmérica realiza treinamentos específicos sobre temas ambientais, sociais e de governança.

 

A SulAmérica vem investindo na disseminação de conceitos ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas linhas de negócios. [SULA 91/GRI FS4]

Os principais destaques são:

- Treinamento de Direitos Humanos: Em 2011, a SulAmérica desenvolveu um curso e-learning de Direitos Humanos que aborda temas que estão relacionados ao ambiente de trabalho e tem como objetivo disseminar o conceito de direitos humanos e valores éticos.

- Treinamentos Legal Compliance: Como forma de assegurar o entendimento de questões relacionadas ao combate à corrupção por parte dos funcionários de instituições financeiras, desde 2002 os órgãos reguladores exigem treinamentos obrigatórios. Adicionalmente, seguindo a regulamentação sobre lavagem de dinheiro lançada em 2011, a SulAmérica desenvolveu um programa institucional de combate e prevenção à lavagem de Dinheiro para que todos os colaboradores entendam o tema. Antes disso a SulAmérica já havia implantado a obrigatoriedade do curso de combate à fraude. Em 2016, 2.114 funcionários, dos quais 7% eram gestores, concluíram os cursos de ética, prevenção e combate à fraude, e prevenção à lavagem de dinheiro, totalizando 7.760 horas de treinamento. Também realizaram esses cursos 83 corretores. [SULA 91/GRI 205-2]

- Treinamentos de Sustentabilidade: A SulAmérica vem investindo na disseminação de conceitos ambientais, sociais e de governança (ASG) em suas linhas de negócios, principalmente para as equipes das áreas de investimentos, produtos, controle e RI - Relação com Investidores. Em 2016, 1.945 funcionários realizaram o curso de Sustentabilidade na plataforma da UNIVERSAS.


- Dando continuidade aos trabalhos realizados em 2012 e 2013, a SulAmérica Investimentos, em conjunto com a área corporativa de Sustentabilidade do Grupo SulAmérica, contratou os trabalhos de consultoria especializada em metodologia de percepção de risco e identificação de oportunidades ASG para desenvolver os trabalhos de: i) diagnóstico sobres as práticas de investimento responsável da SulAmérica Investimentos e um comparativo com o mercado; ii) treinamento e capacitação sobre questões ASG relevantes para a análise de investimento; e iii) adequação à resolução BACEN 4.327/2014.

Qualidade de vida

A SulAmérica também desenvolve diversas atividades no programa de qualidade de vida para nossos colaboradores [SULA 167/GRI FS5]

Atendimento nutricional: As unidades (São Bento, Sede Pinheiros e Matriz RJ) contam com atendimento semanal de nutricionistas que orientam sobre alimentação balanceada.

Atletas SulAmérica: Desde 2005, a companhia procura incentivar práticas saudáveis por meio do esporte, através de corridas e caminhadas leves e moderadas. O projeto ocorre nas unidades do Rio de Janeiro, e São Paulo, Fortaleza, Recife, Campinas e Belo Horizonte.

Ginástica laboral: Oferece exercícios, na modalidade quick massage, para melhorar a postura e a flexibilidade dos funcionários, evitando lesões. A ginástica laboral é oferecida nas unidades do Call Center do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Orientando a gestante: Realizado duas vezes ao ano, o programa prevê palestras e exercícios para as futuras mamães e/ou papais, garantindo a saúde da gestante e do bebê durante a gravidez.

Vacinação contra a gripe: Para resguardar seus colaboradores do vírus da gripe, a SulAmérica realiza anualmente a campanha de vacinação contra a gripe.

Viver Bem: Um programa de assistência pessoal criado para proporcionar bem-estar, tranquilidade e segurança ao colaborador e sua família. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Conta com um canal direto de apoio pessoal especializado em diversas áreas (psicologia, serviço social, fisioterapia, pedagogia, jurídico, etc.), orientando o interessado de forma rápida e gratuita, além de oferecer palestras para os funcionários sobre os temas mais solicitados.  

Doenças Crônicas: Programa desenvolvido em parceria com o SulAmérica Saúde Ativa, que oferece orientações a respeito da importância do acompanhamento médico contínuo, prática regular de exercícios físicos, uso correto dos medicamentos, orientação nutricional, além de oferecer suporte de emergência quando necessário. São elegíveis ao programa funcionários e dependentes com diagnóstico de doenças crônicas.  [SULA 167/GRI FS5]

Programa Coluna in company: Programa de educação postural executado em parceria com o Saúde Ativa, com duração de um ano, sendo três meses de sessões de fisioterapia in company e nove meses de orientações via Portal da Postura.