Responsabilidade na Cadeia de Valor

Como uma seguradora multilinha, um dos maiores desafios da SulAmérica é a gestão de sua cadeia de valor, uma vez que cada segmento tem um modelo de negócio diferente com clientes, parceiros comerciais, reguladores, produtos e serviços totalmente diversos.

Veja abaixo algumas de nossas iniciativas em nossa cadeia de valor:

Cláusula de Sustentabilidade: Para garantir que seus fornecedores compartilhem dos mesmos compromissos da SulAmérica em sustentabilidade, todos os novos contratos têm uma cláusula de Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial. Na área de Suprimentos, 100% dos contratos acima de cinco milhões de reais possuem a cláusula de sustentabilidade. Na área de saúde, 100% dos contratos com a rede referenciada possuem a cláusula. 

Em Automóveis, a área de fornecimento de peças tem 39% da sua cadeia com contratos que possuem a cláusula de sustentabilidade. No contrato com as locadoras, 95% dos acionamentos estão sob a gestão com contratos com esta cláusula. Além disso, os contratos com os prestadores de vidro e de Assistência 24h também são contemplados com a cláusula de sustentabilidade. Para ter acesso, clique aqui. [SULA 150/GRI 412-3]

Índice de Qualidade no Atendimento Domiciliar (IQAD): É uma ferramenta desenvolvida para classificar os prestadores de Assistência Domiciliar em Saúde da SulAmérica, de acordo com a qualidade dos atendimentos, por meio do monitoramento de indicadores, focados na qualidade, eficiência e eficácia. Essa ferramenta é utilizada também para definir o percentual de reajuste anual desses prestadores.

Gestão de Casos Complexos de Saúde: Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e recuperação de segurados hospitalizados há mais de 10 dias, o programa Gestão de Casos Complexos busca reduzir o tempo de internação e a antecipação do retorno do paciente à residência. O programa foi objeto de reconhecimento pelo prêmio "Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros", em 2015,  por seu pioneirismo e pela contribuição para a recuperação dos pacientes, obtendo aprovação de 99% dos participantes.

Reciclagem de vidros automotivos: O Instituto Autoglass, em parceria com a SulAmérica, realiza a reciclagem de vidros automotivos quebrados e trincados oriundos do sinistro da garantia adicional contratada no Seguro Auto. Desde 2011, cerca de 4.000 toneladas de vidros já foram recicladas pelo programa. Somente em 2016 foram 807,20 toneladas.  [SULA 127/GRI 306-2, SULA 80/GRI FS8]

Iniciativas de redução de papel na cadeia de valor: Desde 2009, a SulAmérica desenvolve iniciativas para reduzir o consumo de papel em suas operações. Confira algumas iniciativas: [SULA 127/GRI 306-2, SULA 119/GRI 301-1]

- Autorização Prévia Saúde: Documentos para a solicitação de materiais especiais são analisados de forma automatizada, aumentando a agilidade e a credibilidade do processo de autorização de procedimentos médicos.

- Certificação Digital Saúde: Utilizada no processo para a troca de documentos eletrônicos do faturamento das contas médicas, a certificação digital reduz o volume de papel e o tempo de processamento junto aos prestadores de saúde.

- Demonstrativos on-line Saúde: Os relatórios de faturamento são disponibilizados apenas em meio eletrônico para consulta e download. As fichas de compensação, que precisam ser impressas e enviadas aos segurados por questões jurídicas, tiveram seu formato e sistema de impressão alterados para reduzir o consumo de materiais.

- Projeto Automação Saúde: Consiste em implementar o envio eletrônico de faturamento, utilizando o Portal Saúde OnLine da SulAmérica ou o site da empresa de conectividade Orizon, eliminando o envio de formulários em papel para os prestadores de serviços médicos.

- Devolução de Contas Médicas: As contas médicas anteriormente eram devolvidas ao prestador de saúde pelo correio com capeante e formulário impressos. Hoje em dia, com a nova ferramenta de recurso de glosa a conta não é mais devolvida ao prestador e o capeante deixou de ser impresso. A migração para a ferramenta já está em fase final.

- Análise Preditiva de Sinistro: Auditoria interna realizada nos prestadores saúde feita por meio de uma ferramenta de fluxo de trabalho (workflow), digital que garante segurança e agilidade no processo.

- Avaliação de Bem Estar: Avaliação de bem estar realizada pelo segurado em uma plataforma on-line que consiste em uma ferramenta de estratificação de risco e um dos motores dos programas de Bem Estar e Gerenciamento de Condições Crônicas.

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(2) Os dados da redução de papel da iniciativa de contas médias referem-se ao período de setembro a dezembro de 2015.
(3) A SulAmérica não possui mais esta iniciativa, devido a descontinuidade dos parceiros de guincho no Programa Selo Verde.